177 anos de tradição

Carnaval a cavalo é a principal atração de Bonfim

A tradição veio do século XIX, quando padres europeus trouxeram as cavalhadas para o Brasil. Em Bonfim, houve divergência entre o padre e os cidadãos que participavam da manifestação, sendo proibido pela igreja

Qua, 08/02/17 - 13h52

Realizado desde 1840, o Carnaval a Cavalo é a festa mais aguardada pelos 6 mil habitantes de Bonfim, na região Central de Minas Gerais. Não só pelos moradores, mas também por mais de 20 mil turistas que passam por lá durante os festejos.

A tradição veio do século XIX, quando padres europeus trouxeram as cavalhadas para o Brasil. Em Bonfim, houve divergência entre o padre e os cidadãos que participavam da manifestação, sendo proibido pela igreja. Os bonfinenses resolveram continuar com as cavalhadas, porém desvinculadas da fé católica. Nascia assim o Carnaval a Cavalo.

Hoje, o evento é realizado durante o Carnaval,  à tarde, a partir das 14h30, e conta com o desfile de cavaleiros e amazonas pela praça principal. Os fogos anunciam a chegada deles, que são recebidos pela população, que fica protegida por alambrados e participam da festa com serpentinas e confetes. Os cavaleiros e amazonas realizam evoluções a cavalo pelo circuito demarcado, trajando luxuosas fantasias confeccionadas em veludo e ricamente bordadas.

O espetáculo conta ainda com a Corporação Musical Padre Trigueiro, que toca marchinhas, músicas populares e a Havaneira Bonfinense, composição feita especialmente para o Carnaval a Cavalo. A festa começa no domingo, repete-se na segunda e é finalizada na terça, quando os cavaleiros descem dos cavalos, tiram as máscaras e celebram junto ao público a vitória da alegria no carnaval de Bonfim.

A festa é familiar: há exemplo de pais e filhos, irmãos, primos, avós e netos, que participam e abrilhantam a festa mais tradicional da cidade.

Serviço:
Carnaval a Cavalo de Bonfim
26, 27 e 28 de fevereiro de 2017
A partir das 14h30

Informações: www.carnavalacavalo.com.br

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.