22ª Peregrinação da Juventude

Católicos sobem 5,5 quilômetros na Serra da Piedade, em Caeté

Fiéis também festejam o Dia de Nossa Senhora da Boa Viagem, padroeira da Belo Horizonte

Por Maria Lúcia Gontijo
Publicado em 15 de agosto de 2017 | 13:32
 
 
22ª Peregrinação da Juventude Foto: Alex de Jesus

Nem a forte neblina e a baixa temperatura que chegou a 10 graus impediram cerca de 8 mil jovens a subirem à Serra da Piedade, em Caeté, região metropolitana de Belo Horizonte, na manhã desta terça-feira (15). Feriado na capital mineira, os fiéis também festejam o Dia de Nossa Senhora da Boa Viagem que é padroeira da cidade.

Em comemoração a Assunção de Nossa Senhora grupos de diversas paróquias espalhadas pelo Estado subiram cerca de 5,5 km até a Ermida, numa altura de 1.751 metros de altitude, na 22ª Peregrinação da Juventude. 

Foram três horas de celebrações durante toda manhã, missas em adoração ao santíssimo sacramento, reza do terço e oração pela Paz na Síria. Com o tema "Juventude rezando pela paz no mundo" alguns jovens com camisa com os dizeres "paz na Síria" deram as mãos e rezaram pela paz mundial. 

É a quarta vez que a estudante Alice Henrique, 14, membro da juventude da paróquia São José, participa da peregrinação e, neste ano, trouxe a amiga. "Fico emocionada quando vejo essa multidão de jovens unidos em um único propósito de adorar a Deus. Trouxe minha amiga pela primeira vez e ela está adorando", disse. A amiga de Alice, Julia Coutinho, 15, disse que ano que vem vai voltar. "Não tinha noção da grandiosidade desse evento, estou gostando muito, muita alegria e muita comunhão", disse. 

Pablo Lopes, 17, fez todo trajeto tocando violão e cantando louvores em adoração à Nossa Senhora. "Não sinto frio nem cansaço, tudo vale a pena para celebrar Maria subindo aos céus. É muito significativo pra mim", conta. A cuidadora de idosos, Marilene Lisboa Santos, 37, trouxe a filha, Yula Santos de 2 meses, para peregrinação. "Vou subir com ela no carrinho, é bom que ela vai se acostumando desde bebê a vir aqui. Buscar a Deus, bem perto do céu", disse.

Segundo os organizadores, a estimativa de público foram superadas: no ano passado foram 5 mil jovens, neste ano, 8 mil. Em entrevista coletiva, o arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, explicou que a data lembra a morte de Maria e a subida dela aos céus, além disso ele fez um apelo aos jovens brasileiros. "Espero que os jovens sejam propagadores da paz no mundo e que carreguem Cristo no coração e que leve a paz por onde passar. Tê-los aqui reunidos é muito gratificante", disse.