Pista interditada

Cerca de 800 manifestantes fecham a BR-381, em Betim

Funcionários da Fiat reivindicam melhorias salariais; foram registrados quatro quilômetros de congestionamento

Sex, 25/10/13 - 05h20

Cerca de 800 funcionários da Fiat fecharam a BR-381, na altura de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, na madrugada desta sexta-feira (25). Os manifestantes reivindicam por melhorias salariais, de acordo com a Polícia Rodoviária federal (PRF).

O grupo fechou a pista no KM 483, no sentido São Paulo, e depois se deslocou para a frente da empresa, caminhando por cerca de três quilômetros na rodovia. A PRF informou que se foram quatro quilômetro de congestionamento, no sentido Betim. A via foi liberada por volta das 7h15.

A Polícia Militar (PM) acompanhou a manifestação, que foi pacífica.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Betim e Região informou, por meio da assessoria de impresa, que o ato foi realizado pelos metalúrgico da Fiat, visto que a categoria está em um momento de campanha salarial, desde o dia 31 de julho, quando foi entregue a pauta.

Os profissionais pediram, inicialmente, um aumento de 13%, caindo para 10%, mas a oferta do patronado, por meio da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), é de um reajuste de 5,9%. A negociação terá sua oitava rodada nesta sexta-feira. Se não houver acordo, uma greve pode aconteecer a qualquer momento, segundo o sindicato.

A assessoria da Fiat informou que os manifestantes não eram funcionários da empresa, e sim, um grupo de metalúrgicos de empresas fornecedoras. Contudo, como a via estava fechada, os ônibus que transportam os funcionários ficou parado e eles desceram e foram a pé para a empresa.

Houve um atraso nas atividades e a empresa ainda avalia os impactos.

Atualizada às 10h35

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.