Veja como contribuir

Chegada da Primavera é celebrada por 23 idosas com muita festa

Lar Senhor Bom Jesus precisa de ajuda financeira para cuidar de moradoras

Sáb, 03/10/15 - 18h48

Das 23 “flores” que celebravam a Festa da Primavera, neste sábado (3), no lar para idosos Senhor Bom Jesus, no bairro Aparecida, na região Noroeste da capital, Maria Joana Peixoto, 99, era uma das mais vistosas. Lúcida e com riso no rosto, ela não escondia de ninguém o segredo da longevidade.

“Viva bem e com saúde fazendo o que você gosta. E, principalmente, sendo obediente aos seus pais”, explicou a senhora que vai comemorar cem anos no próximo dia 1º e espera viver pelo menos mais dez. “Estou achando pouco. O mundo é tão gostoso. Tenho certeza que meu corpo aguenta”.

A instituição onde ela e outras 22 idosas vivem é conveniada à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), mas precisa de ajuda financeira para manter os serviços de atendimento médico, psicológico e terapêutico em funcionamento diário.

“Temos que ter fé e perseverança, pois nosso grande desafio é a falta de recursos. O dinheiro fornecido pela prefeitura é insuficiente para manter a estrutura”, explicou João Mendes da Silveira, presidente da casa onde atualmente trabalham 28 funcionários.

Os custos com cada idoso variam de acordo com nível de dependência de cada um deles, segundo a coordenadora do lar, Sandra Beatriz da Silva. Para se ter uma ideia do tamanho dos gastos, 5.500 fraldas geriátricas são gastas por mês com 13 idosos que necessitam do material higiênico descartável.

“O cuidado com um idoso que é totalmente independente fica em torno de R$1.500. O valor dobra para aqueles que precisam de atenção em tempo integral”, explicou.

Como ajudar: A Instituição de Longa Permanência para Idosos Senhor Bom Jesus fica na rua Bernardo Cisneiros, 681, no bairro Aparecida, na região Noroeste da capital. Informações: (31) 2552-1514. 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.