Tempo

Chuva atinge a Zona da Mata e deixa Juiz de Fora em alerta máximo

De acordo com a Defesa Civil, 115 ocorrências foram registradas na cidade; a previsão é de mais chuva para todo o Estado

Por Gustavo Lameira
Publicado em 11 de dezembro de 2013 | 19:18
 
 

A chuva voltou a castigar a cidade de Juiz de Fora, na Zona da Mata Mineira que está em alerta máximo. De acordo com o balanço da Defesa Civil do município, entre as 17h dessa terça (10) e as 18h desta quarta-feira (11), 115 ocorrências foram registradas. 
 
O órgão recebeu um pedido de vistoria em função de um deslizamento de talude na Estrada União Indústria, próximo ao Bairro Granjas Bethel. Toda a pista ficou bloqueada. Outro escorregamento aconteceu no bairro Vale Verde, atingindo uma residência. Outros chamados se referem a alagamentos na avenida Santa Luzia, no bairro Santa Luzia. e na avenida Darcy Vargas, no Ipiranga. O acumulado de vistorias contam com 20 escorregamentos de encostas, dez ameaças de escorregamentos, sete alagamentos, além de trincas em muro, queda de árvores e desabamento de muro. Cerca de três toneladas de resíduo comum e 15 toneladas de barro e terra foram retirados de diversas vias públicas da cidade.
 
Em Muriaé, na mesma região, a chuva dessa madrugada elevou o nível do Rio Muriaé, nas áreas urbanas, e um alerta foi feito a população que vive em suas margens e nas demais áreas de risco da cidade. Em Ubá, ainda na Zona da Mata, a chuva provocou alagamentos e enxurradas em bairros da cidade.
 
Em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, a chuva desta quarta-feira também alagou parte da avenida Segismundo Pereira.
 
Ainda conforme a Defesa Civil, o tempo ficará nublado com pancadas de chuva no Noroeste, Norte, Vale do Jequitinhonha e Vale do Mucuri. Nas demais regiões mineiras, o dia será de céu encoberto com chuva significativa, com temperaturas em queda em quase todo o estado. Em Belo Horizonte, na Bacia do Sapucaí e na bacia do Rio Doce, o céu ficará encoberto e com chuva. 
 
Falta de Luz
Por conta da chuva que atinge a região desde essa segunda, cerca de 48 mil pessoas ficaram sem luz nas cidades de Juiz de Fora, Bicas, Chácara, Pequeri, Guarará, Maripá de Minas e Senador Cortes, onde foram registrados quebra de postes e rompimento de 28 cabos de energia.
Conforme a Cemig, o serviço foi restabelecido durante todo o dia e já está totalmente normalizado.