Clima

Chuva causa transtornos no trânsito em Belo Horizonte e região

No viaduto Helena Greco, trânsito ficou impedido, no sentido bairro, devido a queda de árvore; ruas e avenidas ficaram alagadas

Seg, 05/12/16 - 06h36

A forte chuva que cai em Belo Horizonte e região metropolitana desde a noite desse domingo (4) causa prejuízos para moradores e motoristas. São registrados pela Defesa Civil e Corpo de Bombeiros quedas de árvores e ruas e avenidas alagadas.

Confira a situação do trânsito em tempo real, clicando aqui

No viaduto Helena Greco, o tráfego ficou interditado, no sentido bairro, devido a queda de árvore, segundo o Centro de Operações da Prefeitura de Belo Horizonte. O túnel, que dá acesso ao centro pela avenida Cristiano Machado ficou sem iluminação, logo cedo, nesta manhã de segunda-feira (5).

Além disso, a Via Expressa está com trechos alagados e os motoristas precisam reduzir a velocidade. Na avenida Tereza Cristina, sob o Anel Rodoviário, há acúmulo de água e o trânsito flui em apenas uma faixa. A forte neblina também é uma preocupação nesta manhã. No Anel, na altura do bairro Olhos d'Água, no sentido Rio de Janeiro, próximo ao viaduto da Mutuca, está difícil de se visualizar a via.

FOTO: Paula Gomes/Web repórter
Visão está prejudicada pelo clima no Anel Rodoviário, próximo a BR-356

Ainda, segundo o 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros, na região Leste da capital, uma árvore de grande porte caiu no bairro Sagrada Família, na rua Conselheiro Lafaiete e impede o trânsito. Além disso, um telhado de zinco desabou na rua Itamar, no bairro Alto Vera Cruz, sobre uma residência. Felizmente, não há registro de feridos.

Na avenida José Cândido da Silveira, uma faixa da via está intransitável, devido a queda de um transformador de energia:

FOTO: Alex de Jesus/O Tempo
Faixa fica fechada com queda de transformador de energia

Na rua Porto Seguro, esquina com a rua Estância, no bairro Nova Vista, uma árvore caiu e acabou provocando a queda de três postes, que fecham a via. Já no bairro Santa Inês, na avenida Contagem, esquina com a rua Marcelino Ferreira, há uma árvore que obstruiu a rua, conforme os bombeiros.

FOTO: Alex de Jesus/O Tempo
Queda de árvore e de três postes na rua Estância

O forte vento que acompanha a chuva arrancou telhas de uma residência no bairro Dona Clara. O fato foi registrado na rua Desembargador Afonso Lages:

FOTO: Juliana Araújo Rodrigues/Web repórter
Telhada é arrancada com força do vento, no Dona Clara

No mesmo bairro, mas na rua Luiz Chagas Carvalho, uma árvore caiu sobre um carro, danificando-o:

FOTO: Uarlen Valério/O Tempo
Veículo foi danificado, mas não há vítimas

Em Contagem, a avenida Teleférico, no bairro Água Branca, foi flagrada tomada pela água. 

FOTO: Alex de Jesus/O Tempo
Motoristas encaram dificuldades de transitar em Contagem

Em Sabará, na região metropolitana, há o desabamento de uma casa:

Precipitação

Confira o volume de chuva (mm) por regional, nas últimas 24 horas (4/12 a 5/12 - de 7h às 7h), segundo a Defesa Civil de Belo Horizonte:

Barreiro - 135,6
Centro-Sul - 60
Leste - 107,0
Nordeste - 136,0
Noroeste - 65,4
Norte - 129,6
Oeste - 68,8
Pampulha - 125,8
Venda Nova - 133,6  

Com esse grande volume de chuva, desde às 21h desse domingo (4) até as 7h desta segunda (5), foram contabilizadas 14 chamadas de árvores caídas em vias públicas e três chamados de árvores com risco de queda, segundo informou os bombeiros.

Na rua Osmar Costa, no bairro Heliópolis, uma moradora registrou o impedido do tráfego, devido a queda de uma árvore:

FOTO: Iara Aguiar Queiroz/Web repórter
Queda de árvore fecha rua no Heliópolis

Na noite desse domingo, bairros ficaram sem energia, telhados cederam e metrô ficou sem funcionar. Leia na reportagem de Ailton do Vale, clicando aqui.

FOTO: Gustavo Pontello/Web repórter
Motos não conseguem trafegar na avenida Cristiano Machado, na noite desse domingo

Aeroportos

O Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na região Central de Minas Gerais, funciona com o auxílio de instrumentos, desde esse domingo, segundo a assessoria da BH Airport, concessionária que administra o terminal. Um voo para Ipatinga e outro com destino a Uberlândia estão atrasados. Também, um voo que vem do Rio de Janeiro ainda não desembarcou no Aeroporto de Confins, deviso às condições meteorológicas.

O Aeroporto da Pampulha não apresenta voos atrasados e nem cancelados, segundo a Infraero, mas também opera por instrumentos, nesta manhã.

Previsão do tempo

O tempo segue instável, nesta semana, em todo o Estado. Em Belo Horizonte e região haverá uma trégua de precipitação na próxima terça-feira (6) e quarta-feira (7), mas volta a cair com intensidade na quinta-feira (8). A precipitação deve ser mais forte, nas regiões Central, Leste, Sul, Oeste e Zona da Mata e Sudeste.

Segundo a Defesa Civil de Belo Horizonte, as pancadas de chuva, devem estar acompanhadas de raios e rajadas de vento de cerca de 50 km/h. O volume previsto é de 50 a 70 mm.

Para mais informações sobre a previsão do tempo em sua cidade, clique aqui.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.