Proteção

Chuva constante eleva atenção para áreas com risco de deslizamento em BH

Subsecretário de Proteção e Defesa Civil da capital fala sobre possíveis encharcamentos do solo

Por O Tempo
Publicado em 11 de outubro de 2021 | 13:18
 
 
Defesa Civil recomenda atenção no grau de saturação do solo e nos sinais construtivos Foto: Fred Magno

Apesar da chuva que cai na capital mineira desde a noite desse domingo (10), a Defesa Civil de Belo Horizonte informou que ainda não há risco de alerta geológico. A continuidade do cenário, entretanto, pode fazer com o que o solo encharque e que o órgão emita recomendações nesse sentido. 

O subsecretário de Proteção e Defesa Civil de Belo Horizonte, Waldir Figueiredo, afirmou que as chuvas constantes como as verificadas nos últimos dias na capital podem representar riscos geológicos para pessoas que residem próximas a encostas ou de estruturas de contenção. "Isto em razão da possibilidade de encharcamento do solo e aumento da pressão vindo possivelmente a causar colapsos ou deslizamentos", alertou.

Figueiredo explicou em quais situações os alertas são emitidos. "Belo Horizonte emite alertas de riscos geológicos em duas categorias. A primeira é com risco moderado, que é quando são identificados volumes pluviométricos superiores a 50 milímetros nas últimas 48 horas. E o segundo que é o risco geológico considerado forte é quando são constatados volumes de chuva de 70 milímetros nas últimas 72 horas", declarou.

O subsecretário afirmou que existem sinais que indicam sobrecarga, esforço ou grande esforço sobre estruturas. Os principais sinais de alerta são infiltrações, trincas, inclinações, abaulamentos, inclinações de árvores e deslizamento barrentas sobre estruturas. Esses sinais indicam a possibilidade ou a evolução de um risco geológico. 

Para as pessoas que vivem em área de risco, as recomendações da Defesa Civil é que primeiro redobrem as suas atenções e não permaneçam próximos de estruturas que estejam apresentando fragilidades, além de acompanharem a emissão dos alertas e riscos que são veiculados. Caso perceba que há possibilidade de um deslizamento, a pessoa deve procurar abrigo em local seguro ou casa de familiares, principalmente durante a noite. 

"Caso a pessoa tenha dúvidas com relação aos riscos que estejam no ambiente onde ela vive, ela pode solicitar uma uma vistoria, uma avaliação de risco pela Defesa Civil através do número 199. Em situações de colapso ou deslizamentos, deve acionar 193, que é o Corpo de Bombeiros que prestam socorro de emergência nessas situações", recomendou.