Tempestade

Chuva de granizo atinge BH, deixa bairros sem luz e provoca queda de muros

Temporal assustou moradores da capital mineira

Sáb, 26/10/19 - 16h05
Pancadas de chuva devem continuar na cidade até a manhã de domingo, segundo a Defesa Civil | Foto: Lara Alves/O Tempo

Um temporal tomou conta de Belo Horizonte na tarde deste sábado (26). As pancadas de chuvas e fortes ventos, que chegaram a ultrapassar a barreira dos 130 km/h, deixaram vários bairros da cidade sem luz, além de ocorrências envolvendo queda de árvore, de estrutura do Move e risco de queda de muros.

Durante o temporal, moradores da capital mineira se assustaram com chuva de pedras de granizo. O fenômeno foi observado em alguns bairros das regiões Centro-Sul e Oeste. Segundo a Defesa Civil, não houve ocorrências relacionadas ao fenômeno. 

O temporal também fez com bairros da capital ficassem sem energia elétrica. De acordo com a Companhia Elétrica de Minas Gerais (Cemig), á maior ocorrência de queda de luz ocorreu em pontos da região Centro-Sul da capital, principalmente localizados nos bairros Santa Efigênia, Prado e Funcionários. 

Até às 18h, ao menos 14 ocorrências foram registradas pela Defesa Civil da cidade devido ao temporal. Dessas, mais de um terço são relacionadas à queda iminente de muros.

Soterramento

O muro de uma casa desabou devido às chuvas e atingiu uma idosa de 75 anos, no bairro Morro das Pedras, região Oeste de Belo Horizonte. 

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, ela ficou presa sob os escombros da casa, mas foi retirada pelos militares. A mulher apresentava falta de ar e sofreu um corte na cabeça, com intenso sangramento. 

A idosa foi atendida por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhada ao Hospital João XXIII. 

Vendaval

A velocidade dos ventos causados pela chuva atingiu níveis maiores do que os normalmente registrados em furacões.

Segundo a Defesa Civil da cidade, as rajadas chegaram a 131 Km/h na estação meteorológica 27 Vale do Jatobá, localizada na região do Barreiro. 

De acordo com a Escala Beaufort, que classifica a intensidade dos ventos, furacões costumam atingir velocidades a partir de 119 Km/h, enquanto tempestades variam entre 104 Km/h e 117 Km/h.

Trânsito bloqueado e queda de árvores

As fortes chuvas que atingiram a capital também trouxeram transtornos aos moradores devido às quedas de árvores. 

No bairro Milionários, na região Oeste da capital, uma árvore atingiu fiação e um muro localizados na rua Naná. A Cemig precisou intervir para reestabelecer o fornecimento de energia.

Já na rua Guaicurus, no Centro da capital, uma árvore cedeu e atingiu um veículo. Não houve vítimas.

Na avenida Cristiano Machado, altura do bairro União, na região Noroeste de BH,  parte da estrutura de um ponto de ônibus rompeu e caiu sob a pista exclusiva da linha Move. O trânsito chegou a ficar comprometido até a retirada das ferragens.

Minas Gerais

Moradores de municípios da Zona da Mata amanheceram, neste sábado (26), contabilizando os estragos de um forte temporal que atingiu a região ainda na noite de sexta-feira (25).

Árvores caídas, telhas jogadas sobre as ruas e placas de loja que voaram pelos ares são apenas algumas das ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros em Ubá, uma das cidades mais afetadas. 

Por lá, há relatos de pessoas que ficaram sem energia elétrica nos pontos mais afetados da cidades, e usuários de operadoras de telefonia celular reclamam de instabilidade no serviço. 

Assim, a notícia pode não ser boa para o muitos: a previsão é que novos temporais atinjam municípios da Zona da Mata ainda neste sábado (26). 

Contudo, não há expectativa para queda de granizo nessa região, segundo o Inmet. Também são esperadas tempestades mais fortes no Campo das Vertentes, no Sul de Minas, no Triângulo, na região Oeste e no Alto Paranaíba. 

Sul de Minas

Um manto branco de pedras de gelo tomou conta das ruas de Santa Rita do Sapucaí, região Sul do Estado, na manhã deste sábado (26). Segundo moradores, fortes chuvas com precipitação de granizo atingiram o município.

Atualizada às 17h57

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.