Atenção!

Chuva forte provoca alagamentos pelo segundo dia consecutivo

Foi registrado alagamento em pelo menos sete pontos diferentes da capital mineira; bombeiros atenderam à pelo menos cinco chamados por queda de árvore

Qui, 19/11/15 - 17h32

Pelo segundo dia seguido a chuva provoca alagamentos, cheia em rios, queda de árvores e congestionamentos em Belo Horizonte e região metropolitana. Se na manhã dessa quarta-feira (18), os belo-horizontinos precisaram ir para o trabalho debaixo de água, nesta quinta-feira (19) a volta para casa é complicada. O engenheiro de minas Charleston Dias, 43, preferiu esperar a tempestade. "Sabia que a chuva ia ser forte e, como tenho que passar na Prudente de Morais, preferi aguardar o desfecho para ir para casa", contou. 

De acordo com a Defesa Civil de Belo Horizonte, o córrego Leitão atingiu sua cota de transbordamento. A população foi orientada a ter atenção no entorno da avenida Prudente de Moraes. O alerta é também para a região da barragem Santa Lúcia, na rua Joaquim Murtinho e proximidades, onde foram registrados alagamentos. 

Também apresentaram risco de transbordamento os córregos Ferrugem, na Vila Magnesita, em Contagem; o córrego Sarandi, na avenida Professor Clóvis Salgado, na Pampulha; e o Ribeirão Arrudas.

A Defesa Civil registrou ainda alagamento na avenida Antônio Carlos, no sentido bairro, em frente ao Corpo de Bombeiros, na altura do bairro São Francisco. Conforme informado pela leitora Aline Braga, no Twitter, o córrego Bonsucesso, que fica na avenida Doutor Cristiano Resende, no bairro de mesmo nome do córrego, no Barreiro, transbordou e arrastou parte das obras de canalização com a força da água. 

No bairro Buritis, leitores denunciaram que o nível das águas subiu muito na avenida Mário Werneck e na avenida Engenheiro Carlos Goulart, atrás do McDonalds. Na última delas, o nível do córrego do Cercadinho subiu muito, assustando quem estava na região. Veja o vídeo feito no local: 

Ainda conforme relato de leitores, a chuva é forte também em Contagem e em Nova Lima, no bairro Vila da Serra. Por conta da chuva, o trânsito já está bastante lento na BR-040, segundo o relato de leitores de  O TEMPO.

Queda de árvores

Apenas no início da noite desta quinta-feira (19), o Corpo de Bombeiros registrou cinco quedas de árvores e de um poste. Na avenida Bernardo Mascarenhas, no bairro Cidade Jardim, na região Centro-Sul da capital mineira, uma árvore de grande porte caiu próximo à Igreja Inácio de Loyola. Duas árvores despencaram na rua Lagoa da Prata caiu em cima de um ônibus, no bairro Salgado Filho, e na rua Botucatu, no bairro Renascença. 

O poste, que tinha um transformador, caiu na rua Lignito, no bairro Santa Efigênia, após ser atingido por uma árvore de grande porte. A Defesa Civil recomenda que as pessoas evitem o local até a chegada dos bombeiros por causa dos cabos de alta tensão. Outra árvore caiu na avenida Raja Gabáglia, no sentido bairro, próximo ao Hospital Madre Tereza.

Trânsito

Por causa da chuva, o trânsito ficou lento em vários trechos da cidade. A Defesa Civil chegou a orientar os motoristas a não passarem por alguns locais, como as avenidas Prudente de Morais, Tereza Cristina e Professor Clóvis Salgado, onde havia risco de córregos transbordarem.

A avenida Mario Werneck, no Buritis, região Oeste da capital, apresentou congestionamento devido ao alagamento, assim como a avenida Antônio Carlos. Quem passou pela avenida Raja Gabaglia enfrentou um grande congestionamento no início da noite. Chovia forte no local. O trânsito também ficou intenso no entorno da praça da Assembleia, praça da Liberdade e no hipercentro da cidade e na avenida Cristiano Machado.

Balanço

Veja o balanço divulgado pela Defesa Civil da quantidade de chuva até 20h30 desta quinta-feira:

1º. Centro Sul - 41,8 mm

2º. Noroeste - 34,6 mm

3º. Oeste - 30,6 mm

4º. Barreiro - 25,8 mm 

5º. Pampulha - 12,6 mm

6º. Venda Nova - 12,2 mm

7º. Nordeste - 11,2 mm

8º. Leste - 3,4 mm

9º. Norte - 1,8 mm

Veja os locais que devem ser evitados:

Locais alagados

- Praça Arcangelo Maleta, no Santa Lúcia
- Bairro Água Branca, Contagem
- BR-381, altura da Petrobras
- Avenida Doutor Cristiano Resende, Barreiro
- Avenida Mário Werneck, Buritis
- Avenida Engenheiro Carlos Goulart, Buritis
- Avenida Antônio Carlos, São Francisco

Queda de árvores

- Rua Platina, no Prado
- Rua Lagoa da Prata, no Salgado Filho
- Rua Botucatu, no bairro Renascença

Córregos, rios e ribeirões em risco de transbordamento

- Ribeirão Arrudas
- Córrego Ferrugem, na Vila Magnesita
- Corrego Bonsucesso, no bairro Bonsucesso
- Córrego Leitão, na avenida Prudente de Morais
- Avenida Atlântida, Pampulha
- Avenida Professor Clóvis Salgado, Pampulha

Veja o vídeo da tempestade no bairro Sion, na região Centro-Sul da capital mineira: 

 

Atualizada às 20h57

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.