Ajuda

Chuvas reduzem em 76,6% os incêndios em BH e na região metropolitana

No sábado (19) foram 124 chamados para combate às chamas, já no domingo (20), quando houve chuvas fracas, o número caiu para 101 e nesta segunda (21) foram apenas 29 chamados

Por Natália Oliveira
Publicado em 22 de setembro de 2020 | 18:11
 
 
Chuvas atingiram capital nesta terça Foto: Alex de Jesus

As chuvas que atingiram Minas Gerais nos últimos dias ajudaram no combate às chamas de incêndios no Estado. De acordo com o Corpo de Bombeiros, nos últimos três dias o número de incêndios caiu 76,6% em Belo Horizonte e região metropolitana. No sábado (19) foram 124 chamados para combate às chamas. Na data ainda não tinha chovido e o clima estava bem quente e seco. Já no domingo (20), quando houve chuvas fracas, o número caiu para 101 e nesta segunda (21) foram apenas 29 chamados. 

O Corpo de Bombeiros explica que além das chuvas ajudarem no combate direto na extinção das chamas, o clima mais ameno ajuda para desacelerar o avanço das linhas de fogo.  Nos últimos dias, a combinação de tempo seco e temperatura alta se tornaram um dificultador no combate, já as chuvas melhoram a umidade e baixam as temperaturas. 

Um dos incêndios que foi ajudado pela mudança no clima foi o da Serra do Mel, área de preservação de Montes Claros, no Norte de Minas Gerais.  Foram oito dias de combate do Corpo de Bombeiros que se encerraram nesta terça-feira (22), após a ajuda das chuvas fracas desde esta segunda-feira (21) e uma leve mudança de temperatura na cidade. 
No fim de semana de 12 e 13 de setembro, quando a temperatura estava bem altas em

Belo Horizonte e na região metropolitana e a umidade do ar baixa foram registrados 285 chamados para atendimento a incêndio em vegetação. Já entre o último sábado e o domingo foram apenas 225 chamados. 

No fim de semana de 12 e 13 de setembro, as chamas consumiram a Serra da Moeda por seis dias e deixaram 4.200 hectares destruídos.  A previsão é que a chuva continue nos próximos dias.