Seis mineiras no ranking

Colégio Bernoulli, de BH, foi o melhor do país em provas do Enem 2012

Segundo lugar nas provas objetivas é ocupado pelo colégio Elite Vale do Aço, de Ipatinga; outras quatro escolas mineiras estão entre as 20 com melhores notas nas provas objetivas do exame

Por ALINE DINIZ
Publicado em 26 de novembro de 2013 | 13:05
 
 

O Colégio Bernoulli, de Belo Horizonte, teve a maior média nas provas objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012. Outra escola mineira, o colégio Elite Vale do Aço, de Ipatinga, conquistou o segundo lugar no ranking. 

As instituições particulares mineiras tiveram desempenho de destaque: cinco delas estão entre as 20 melhores, acompanhadas por uma escola federal. Os dados são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Para o diretor de ensino do Bernoulli, Rommel Fernandes Domingos, não existe um só aspecto que explica o sucesso dos alunos da instituição de ensino na prova do Enem. “É uma união de fatores: alunos interessados, professores altamente qualificados, além de um material didático bem construído e atualizado”, disse.

A motivação dos estudantes do Bernoulli é estimulada cotidianamente por um ambiente de estudo e comprometimento. “Quando sonhamos essa escola, pensamos na reunião desses fatores. Essa é a sétima vez que ficamos entre os dez melhores do Brasil. Já fomos segundo e terceiro lugares, mas o primeiro é sempre uma surpresa”, revela Domingos. Um fato curioso é que Domingos sempre participa dos processos seletivos. Antes, ele prestava o vestibular da Universidade Federal de Minas Gerais todos os anos, para avaliar o conteúdo que era cobrado. Ano passado, ele fez a prova do Enem. “Ainda não sei para que curso passaria, é preciso esperar para colocar a nota no site do Sistema de Seleção Unificada (SiSu).

Mais estímulo

A biografia dos diretores da escola já é um grande estímulo para os alunos. “Rodrigo e eu viemos de uma classe baixa. Tivemos difícil acesso à educação e passamos por problemas financeiros e familiares. Apesar das dificuldades, perseguimos nossos objetivos”, conta o professor, que espera esse mesmo esforço de seus alunos. 

Além dos dois irmãos, o baiano Paulo Ribeiro se juntou à dupla para construir o projeto Bernoulli. Recém saídos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica  (ITA), o trio pensou em um pré-vestibular que pudesse preparar o indivíduo para prestar qualquer vestibular do país. “O conhecimento que é ensinado aqui consegue abranger as diversas demandas do Brasil. Nosso projeto pedagógico é pautado pelo raciocínio e em saber os porquês”, esclarece Rommel Fernandes Domingos.

Preço

A mensalidade do Bernoulli é de R$1.459. Além das 12 prestações, é previso pagar duas taxas de material (no início do ano e na 7ª mensalidade) de R$750. 

Outras escolas

Os coordenadores dos colégios que ficaram no topo do ranking nacional ressaltam que a boa nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é consequência de um trabalho feito ao longo do ano. “O diferencial é que não estamos preocupados exclusivamente com o Enem. A gente foca em qualidade de ensino”, afirmou o coordenador pedagógico do Colégio Elite Vale do Aço (Ipatinga/MG), André Ricardo Castro.

“São desenvolvidos projetos de extensão que auxiliam no aprendizado dos alunos”, destacou a professora de português do Colégio de Aplicação da UFV - Coluni (Viçosa/MG) – única escola gratuita da lista, responsável pela preparação dos estudantes para a redação do Enem , Renata Rena Rodrigues. “Nosso compromisso é formar o aluno como um todo”, completou.

Confira o ranking das escolas com maiores médias nas provas objetivas do Enem:

1º) Colégio Bernoulli - unidade Lourdes (Belo Horizonte/MG) - privada  - média 722,15
2º) Colégio Elite Vale do Aço (Ipatinga/MG) - privada  - média 720,88
3º) Colégio São Bento (Rio de Janeiro/RJ) - privada  - média 712,79
4º) Colégio de Aplicação da UFV - Coluni (Viçosa/MG) - federal  - média 706,22
5º) Colégio Vértice Unidade II (São Paulo/SP) - privada - média 705,26
6º) Colégio Santo Agostinho - unidade Nova Lima (Nova Lima/MG) - privada - média 695,87
7º) Colégio Helyos (Feira de Santana/BA) - privada - média 695,54
8º) Colégio Magnum Agostiniano - unid. Nova Floresta (Belo Horizonte/MG) - privada - 694,67
9º) Colégio de Aplicação do CE da UFPE (Recife/PE) - federal - média 692,41
10º) Colégio Anglo Leonardo da Vinci (Carapicuíba/SP) - privada - média 692,07
11º) Colégio Santo Agostinho-Novo Leblon (Rio de Janeiro/RJ) - privada - média 691,23
12º) Colégio Santo Agostinho (Rio de Janeiro/RJ) - privada - média 690,04
13º) Colégio Cruzeiro unidade Centro (Rio de Janeiro/RJ) - privada - média 689,80
14º) Colégio WR (Goiânia/GO) - privada - média 689,43
15º) Colégio Ipiranga (Petrópolis/RJ) - privada - média 686,86
16º) Colégio Móbile (São Paulo/SP) - privada - média 685,50
17º) Colégio Santa Marcelina (Belo Horizonte/MG - privada - média 684,75
18º) Anglo - Colégio Leonardo da Vinci (Taboão da Serra/SP) - privada - média 682,99
19º) Cev Colégio - unidade Jóquei (Teresina/PI) - privada - média 681,94
20º) Colégio Santa Cruz (São Paulo/SP) - privada - média 681,47

Confira a lista com o ranking completo das escolas