Zona da Mata

Com quadro grave de Covid, menino de 9 anos é transferido de helicóptero para BH

O menino, que estava internado em Juiz de Fora, sofreu uma piora no quadro, evoluindo para uma hepatite fulminante e insuficiência hepática

Por José Vítor Camilo
Publicado em 17 de fevereiro de 2022 | 20:05
 
 
Santa Casa de BH tem um contrato assinado pelo provedor Roberto Otto Augusto de Lima com a Provita, cuja Responsável Técnica é a fonoaudióloga Sílvia Sachetto Falcão, residente nos EUA Foto: Mariela Guimarães / O Tempo

Um menino de 9 anos precisou ser transportado de helicóptero nesta quinta-feira (17), de Juiz de Fora, na Zona da Mata, para Belo Horizonte, após apresentar uma piora em seu quadro de infecção pelo vírus da Covid-19.

A transferência foi feita por volta das 9h49 por uma aeronave do Corpo de Bombeiros. Segundo a corporação, a criança evoluiu para uma hepatite fulminante e insuficiência hepática, levando-o a precisar de um tratamento em uma unidade de saúde com mais recursos.

Além do helicóptero, os bombeiros também mobilizaram equipes de resgate nos dois municípios para o translado do menino. Ele foi deixado, junto de sua mãe, na Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte.

 

Minas tem apenas 30% do público-alvo infantil vacinado

Após um mês da campanha de vacinação infantil contra o novo coronavírus, Minas registrou apenas 30% do público-alvo de 5 a 11 anos com a primeira dose nesta terça-feira (15). Até o momento, foram utilizadas menos da metade das 1,2 milhão de doses distribuídas aos municípios mineiros, conforme os dados. 

Foram registradas 558 mil aplicações e no Estado existem cerca de 1,8 milhão de crianças de 5 a 11 anos aptas a receber o imunizante. A própria Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) reconhece que o número pode ser ainda maior, já que muitas prefeituras ainda não enviaram ou estão enviando gradualmente os dados de vacinação para a pasta, provocando uma situação de subnotificação.