Transtorno

Comerciantes de Barão de Cocais reclamam de prejuízos

A situação econômica do município piorou após anúncio de que barragem pode se romper a qualquer momento

Por Pedro Ferreira e Thalita Marinho
Publicado em 24 de maio de 2019 | 11:40
 
 
Segundo a Defesa Civil, mina de Gongo Soco corre risco real de rompimento a qualquer momento Foto: Ramon Bitencourt/O TEMPO

Comerciantes de Barão de Cocais, na região Central de Minas, reclamam da redução de movimento na nos comércios da cidade. 

Segundo moradores e empresários do município, a situação econômica de Barão de Cocais piorou com o fechamento dos bancos e da única agência dos Correios após autoridades anunciarem o risco de rompimento da mina Gongo Soco, que poderia, segundo documentos, acontecer entre os dias 19 e 25 de maio. 

O representante do movimento Reage Barão, Geraldo Magela Marques, explica que a situação, que já não era boa, piorou consideravelmente nos últimos dias.

'Desde janeiro estamos tendo dificuldades, mas com esse aviso de que o talude poderia romper e com isso a barragem desmoronar, ficou mais difícil ainda principalmente na área central. Restaurantes tiveram queda de até 50% na economia. Já no setor de vestuário, é pior ainda, pois a queda pode chegar a até 80%".

Ainda segundo o representante do movimento, os comerciantes estão preocupados e não sabem como vão fazer para pagar os aluguéis das lojas.

Matéria atualizada às 21h30