CIDADES

Confusão após o fim de terminal em JF

Usuários reclamam no primeiro dia útil depois que mudança foi implantada no transporte coletivo da cidade.

Por JORNAL PANORAMA
Publicado em 26 de setembro de 2006 | 00:02
 
 

JUIZ DE FORA " Os usuários do transporte coletivo em Juiz de Fora, na Zona da Mata, reclamaram no primeiro dia útil após a desativação do terminal do Sistema Integrado de Transporte Troncalizado (Sitt), na zona norte da cidade.

O movimento no centro permaneceu tranquilo durante a maior parte do dia, mas na região do antigo terminal, os pontos de ônibus estavam lotados. A perda de conforto e segurança são críticas comuns.

"Continua o mesmo tumulto, só que era mais confortável esperar o ônibus no terminal. Agora, tenho que ficar esperando ônibus no meio da rua, sem conforto nenhum", reclamou a estudante Amanda Emídio, 23.

Transtorno
A desativação do sistema troncalizado é motivo de transtorno e prejuízo para o representante comercial Cleuber Domingues. Morador do bairro Nova Era, ele tem duas filhas que estudam em Benfica.

Sem o terminal, ele é obrigado a pegar dois ônibus para chegar a seu destino, dobrando os gastos com passagem.

"Muito dinheiro foi gasto na construção do terminal para que ele seja fechado de uma hora para outra. É um desperdício de dinheiro público. As pessoas resistem muito ao progresso e a prefeitura tinha que enfrentar isso. Moradora do Bairro Santa Cruz, a aposentada Lílian da Silva, 50, afirma que o sistema trazia vantagens. "Foi uma questão de adaptação nos primeiros meses. Acredito que era mais simples pegar ônibus no terminal."

A Gerência de Transporte e Trânsito (Gettran) informou que o fim do terminal foi uma decisão administrativa tomada em razão da insatisfação dos usuários. A pesquisa da entidade apontou cerca de 80% de avaliação negativa.