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Construção da nova rodoviária começa no fim de agosto, diz a BHTrans

Obras estão programadas para começar após a conclusão da limpeza do terreno; a expectativa é de que terminal desafogue o trânsito no centro da capital

Por Isabela Meireles
Publicado em 04 de agosto de 2015 | 18:24
 
 
Entrega do novo terminal é adiada desde 2013 Consorcio SPE Terminal BH / Divu

A construção da nova rodoviária de Belo Horizonte, no bairro São Gabriel, na região Nordeste, está programada para começar no fim do mês de agosto. A Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) informou nesta terça-feira (4) que a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) está fazendo a limpeza do local para que as obras iniciem.

Em nota, a BHTrans comunicou ainda que a empresa, responsável pela obra, tem seis meses para iniciar a construção do terminal, após a conclusão da limpeza no terreno. Além disso, a construção deve ser concluída 18 meses depois de iniciada, conforme previsto no contrato. 

A região, localizada no bairro São Gabriel, foi escolhida a partir de estudos da BHTrans, que identificaram o local como sendo ideal, devido ao fácil acesso às principais vias da cidade, como Anel Rodoviário e avenida Cristiano Machado.

A expectativa é que o empreendimento ajude a desafogar o trânsito no centro da capital e que haja a desativação do atual Terminal Rodoviário Governador Israel Pinheiro (Tergip), que atrai cerca de 45 mil passageiros por dia. O futuro edifício vai ficar fora da área central e às margens do Anel Rodoviário – que será a ponte entre as plataformas e as saídas para outros municípios de Minas e do país.

Conforme a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), os ônibus passarão obrigatoriamente pelo Anel. O terminal deverá ser integrado ao Move pela Estação São Gabriel, assim como ao metrô e às linhas municipais que saem da estação. A nova rodoviária também será integrada ao sistema de Transporte Rápido por Ônibus (BRT) implantado na avenida Cristiano Machado.

Serão investidos R$ 60 milhões para a construção do prédio do Terminal Rodoviário e R$ 6,5 milhões para implantação do sistema viário. Esses valores serão desembolsados pela SPE Terminal BH – consórcio vencedor da licitação para construir e administrar a nova rodoviária. 

Atrasos. De acordo com o contrato assinado em 2012, a previsão inicial de entrega da construção era dezembro de 2013. No entanto, devido a entraves judiciais nas desapropriações, elas tiveram atraso. A conclusão do empreendimento deve acontecer em dezembro de 2016.

Projeto. O terminal rodoviário terá 35.500 m² de área construída, em dois pavimentos. Possuirá 41 plataformas para embarque e desembarque no 1º piso, com expansão prevista para 56 plataformas, 400 vagas cobertas para estacionamento de automóveis no 2º piso, praça de alimentação próxima à área de espera, e cerca de 70 bilheterias para venda de passagens previstas.