Dois viadutos, uma trincheira e um terminal de integração já estão em construção em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. A maior e mais avançada obra é a da trincheira do Itaú, no cruzamento das avenidas Babita Camargos e General David Sarnoff, na Cidade Industrial, que será inaugurada em junho próximo.
Com investimentos da ordem de R$ 400 milhões, as intervenções fazem parte de um plano de mobilidade que vai viabilizar a implantação do sistema BRT, previsto para 2018. O pacote inclui mais dois viadutos, outra trincheira, mais três terminais de ônibus e três corredores que receberão os ônibus articulados, atendendo a 250 mil usuários.
Após dois anos de inauguração do BRT/Move da capital mineira, Contagem começa a galgar um sistema de transporte semelhante. Dois corredores de ligação de bairros e regiões – o Leste/Oeste e o Ressaca/Cidade Industrial – serão licitados até o próximo mês para começar as obras em setembro. A previsão é de 19 km de BRT e 22 km de faixas exclusivas para os coletivos na cidade.
Mas, antes de receber os articulados, as intervenções viárias – nove no total – já vão desafogar o trânsito, explica o secretário de obras de Contagem, Mário Sérgio Corrêa Dias. Cortada por duas BRs, a 040 e a 381, e uma via expressa que liga o município a Belo Horizonte e a Betim, Contagem, há anos, espera por uma estrutura viária à altura de sua posição.
“São intervenções muito importantes, porque Contagem tem um tráfego pesado de passagem, absorve o trânsito comercial da região metropolitana e é saída da capital”, argumenta o especialista Márcio Aguiar, que já foi engenheiro da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (Transcon).
Algumas obras, inclusive, já são planejadas desde quando o engenheiro trabalhou no órgão, há 15 anos, como a trincheira do Itaú. “Esse pacote agora tem intervenções novas, mas sempre terá a necessidade de mais obras de mobilidade”, acrescentou Aguiar.
CONCLUSÃO. A trincheira do Itaú, que está 80% concluída, vai mudar “radicalmente” o trânsito na região, conforme o secretário de Obras. “Vamos acabar com um cruzamento que tinha um sinal com quatro fases”, afirma Dias. Espera-se que a melhoria no tempo de tráfego seja de 20 minutos. Por lá passam 70 mil veículos por dia.
Desvios
Tráfego. A obra na trincheira do Itaú não terá novos desvios até sua conclusão em junho, conforme o presidente da Transcon, Rodrigo Tomaz. “Conseguimos fazer a obra com pouco impacto no trânsito”.
Saiba mais
PAC. Parte dos recursos para as intervenções vem do PAC Mobilidade Médias Cidades, assinado com o governo federal em 2014, que libera R$ 220 milhões para obras. Contagem foi a primeira do país a fechar o convênio.
Crise. O secretário de Obras Mário Sérgio Dias acredita que a crise no país pode atrasar o repasse, mas a verba chegará. “Qualquer governo que lá esteja não vai parar esse programa, porque tem muita demanda no Brasil, é de grande impacto”, disse.
Parceria com DER viabiliza recapeamento