O prefeito de Betim, Vittorio Medioli, detalhou as ações tomadas na cidade como medidas de enfrentamento à pandemia de coronavírus. No município, um hospital de campanha, montado no Fiat Clube, deverá estar em pleno funcionamento a partir deste domingo para atender casos suspeitos de Covid-19. A unidade terá 120 leitos disponíveis, sendo quatro de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). As informações foram dadas durante entrevista ao MG1, da Rede Globo.
“Todos os nossos postos de saúde já foram informados que casos suspeitos (de coronavírus) terão que ser levados ao centro de atendimento, que está sendo montado no Fiat Clube”, disse Medioli.
O prefeito também disse que outra medida para enfrentamento da doença é utilização das instalações do hospital materno-infantil, que foi transformado em um centro intensivo para os casos mais graves. Em Betim, serão disponibilizados ao todo 370 leitos para tratamento de casos da Covid-19, instalações que também vão auxiliar a população de mais 14 cidades limítrofes.
Ainda de acordo com Medioli, uma força-tarefa, montada por empresas e servidores, capitaneada pela prefeitura de Betim, garantiu a distribuição de meio litro de álcool 70% para 140 mil de 180 mil famílias na cidade. A expectativa é que as 40 mil unidades faltantes sejam entregues até este fim de semana.
Educação
Em relação ao retorno às atvidades escolares, Medioli disse que as aulas estão suspensas até o dia 30 de abril. Este mês contaria como o período de férias. A prefeitura também estuda a possibilidade do ensino à distância, caso a necessidade do isolamento social persista.
O prefeito de Betim também explicou que o calendário anual já está em reformulação, e que no mês de julho e em feriados até dezembro os alunos terão atividades para cumprimento da carga horária. “Estamos montando aulas remotas, mas temos dificuldade porque no ensino público nem todos têm acesso a essas aulas”, explicou.
Em Betim, 44.172 alunos vão receber R$ 59 reais, valor que será acrescido ao cartão bolsa família. Segundo Medioli, são estudantes de famílias que estão na zona de risco de contaminação de Covid-19. “No nosso banco de famílias, temos cadastro de outras 600. Dessa forma, garantimos segurança alimentar a boa parcela da população”, informou.
Exército
O prefeito Vittorio Medioli também contou que solicitou o apoio do Exército para ajudar no enfrentamento do coronavírus. Os oficiais atuariam principalmente nas instalações do hospital de campanha, auxiliando nos trabalhos de triagem principalmente para garantir a ordem no atendimento, caso seja necessário. “Não sabemos como vai evoluir essa situação. Se evoluir para caótica, vamos precisar da proteção do Exército no hospital de campanha”, disse.
Comércio
Em relação as medidas de isolamento social impostas a comerciantes, Vittorio Medioli esclareceu que há 15 dias foram determinadas normas de comportamento nos estabelecimentos que precisam manter as portas abertas. “Foi pedido que os donos (dos comércios) forneçam máscaras, álcool em gel e luvas aos funcionários, além de uma mudança em termos de comportamento, como não fazer filhas e manter espaço mínimo entre pessoas”, disse, reforçando que os empresários têm aderido a essa mudança de postura.