Determinações

Coronavírus em MG: veja o que muda em transportes, educação e lazer

Divisas de Minas estão fechadas a partir desta segunda-feira para viagens terrestres entre Estados

Por Da Redação
Publicado em 23 de março de 2020 | 08:19
 
 
Feira Hippie deixou de acontecer pela primeira vez em 40 anos por determinação do prefeito Alexandre Kalil (PSD) como medida de combate ao novo coronavírus

A pandemia de coronavírus alterou a vida de mais de 21 milhões de pessoas que vivem em Minas Gerais. Escolas, órgãos públicos e muitas empresas modificaram a rotina ou fecharam os estabelecimentos. Veja abaixo as mudanças vigentes no Estado:

Transportes

* Divisas de Minas estão fechadas a partir de hoje para transporte de passageiros vindos de outros Estados.

*  Restrição ao transporte coletivo nas cidades. Os ônibus só poderão circular dentro do limite de capacidade de pessoas sentadas. Já as linhas intermunicipais só poderão rodar com metade da capacidade de pessoas sentadas.

* Metrô: Tribunal Regional do Trabalho estabelece que a operação dos trens deve acontecer no período das 6h às 9h e das 16h30 às 20h, conforme estabelecido pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). A entidade queria paralisar totalmente as atividades a partir desta segunda. Leia mais aqui. 

* O serviço de trem da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) foi alterado no sábado (21): a taxa de ocupação dos vagões está reduzida pela metade.

Educação:

Escolas estaduais, municipais e particulares estão com as aulas suspensas, conforme decreto publicado pelo governador Romeu Zema.

Saúde:

* O governo do Minas suspendeu, na última sexta-feira (20), as consultas, os exames, os procedimentos ambulatoriais e as cirurgias eletivas que seriam realizadas na rede da Fhemig pelos próximos 30 dias.

* A Prefeitura de BH abriu um Centro Especializado em Coronavírus na UPA Centro-Sul e outro na UPA Venda Nova.
 

Espaços públicos e eventos culturais

* Está proibida a realização de eventos e reuniões de qualquer natureza, de caráter público ou privado, incluídas excursões e cursos presenciais, com mais de 30 pessoas, em todo o território estadual.

*Shoppings, parques de diversões e bares não podem ter atendimento aberto ao público em BH. 

* Também está proibida a aglomeração em praças, parques e espaços públicos.

Igrejas:

A Igreja Católica vetou missas públicas até o dia 12 de abril. 

Órgãos públicos:

Não tem atendimento nas unidades do Tribunal de Justiça, no Procon Assembleia, no BH Resolve, no TRE e no Detran.

 
Comércio:

A partir desta segunda-feira (23), todos os estabelecimentos comerciais de Minas Gerais estarão fechados. Só podem ficar abertos aqueles considerados essenciais, como farmácias, padarias e supermercados.
 
Presídios

Desde sábado (21), estão suspensas todas as visitas aos 75 mil detentos que cumprem penas nas unidades prisionais do Estado.

Cemitérios:

* Em BH, sepultamentos só podem ser realizados durante o dia, com duração máxima de uma hora. As medidas especiais de funcionamento estão valendo para os quatro cemitérios municipais e, também, para a Capela Velório, localizada na região do Barreiro, desde a última quinta-feira (19).


* A Prefeitura de Betim fechou os cemitérios da cidade para visitação e cerimônias de sepultamento.