Prevenção à Covid-19

Coronavírus: Prefeitura de Betim faz blitz sanitária para orientar população

Dois pontos na avenida Belo Horizonte, principal via de acesso à região do Teresópolis, têm ações de aferição de temperatura e informações educativas

Qui, 28/05/20 - 11h25

A Prefeitura de Betim iniciou, na quinta-feira (28), no Teresópolis, a realização de blitze sanitárias que se estenderão depois por outras regiões. Na ocasião, foram bloqueados dois pontos na avenida Belo Horizonte, principal via de acesso à região. Nos locais, as equipes aferiram a temperatura das pessoas e as orientaram sobre as formas de prevenção ao novo coronavírus.

Já no último domingo (24), a prefeitura realizou a distribuição de 20 mil máscaras na região, que é uma das que concentram o maior número de casos de síndrome gripal em Betim. Nos próximos dias, a prefeitura realizará essas ações em outras regiões que possuem muitos casos, como Alterosas, Imbiruçu e PTB. Ao todo, serão distribuídas 60 mil máscaras e 100 mil frascos de álcool de 500 ml cada.

Nesta semana, a prefeitura também iniciou a segunda fase da força-tarefa que já vem sendo realizada no município para apertar ainda mais o cerco contra a Covid-19.

Nos próximos dias, a previsão é que mais de 300 fiscais, entre guardas municipais, agentes da Vigilância Sanitária e do Meio Ambiente, além de voluntários, como comerciantes, bombeiros civis e líderes comunitários, atuem de forma fixa nas dez regionais.

Além de conscientizar a população, eles vão percorrer ruas e avenidas de cada bairro, diariamente, fiscalizando e aplicando multa em estabelecimentos e pessoas que não estiverem cumprindo as medidas sanitárias estabelecidas em decretos municipais para prevenir o contágio do vírus.

“As próximas três semanas são fundamentais para o futuro da curva epidemiológica da doença em Betim. Observamos que está havendo um relaxamento da população, o que não podemos deixar acontecer. Se houver um grande aumento dos casos e do número de óbitos, infelizmente, teremos que decretar novamente o fechamento do comércio da cidade. Para que isso não ocorra e para garantir que não haja mais mortes e o aumento do número de casos, iniciamos agora essas ações, que vão ocorrer de forma fixa em todas as dez regionais do município”, disse o procurador-geral de Betim, Bruno Cypriano.

Até a última segunda-feira (25), 8.559 estabelecimentos foram fiscalizados pela prefeitura. Desse total, 70 foram multados, 455 estabelecimentos tiveram que ser fechados, e 254 multas foram aplicadas pelo não uso das máscaras de proteção facial, uma importante arma contra a propagação da doença.

“Entramos em uma nova fase do plano de enfrentamento à Covid. Por isso, montamos um verdadeiro quartel no Complexo Esportivo Riccardo Medioli, no Teresópolis, que funcionará 24 horas por dia e concentrará toda a força-tarefa e de mobilização social do município. Mas as ações vão ser desencadeadas por toda a cidade”, explicou o secretário adjunto de Gestão da Saúde de Betim, Augusto Viana.

 

Ações no fim de semana

Neste sábado (30), o Teresópolis vai receber essas ações e, no domingo (31), será a vez do Alterosas. Nessas regiões, serão reforçadas ações sanitárias com blitze, barreiras sanitárias e desinfecção de ruas e becos usando caminhão de limpeza e equipes da prefeitura.

Atualizada dia 28 de maio, às 18h40

 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.