troca de comando

Coronel Cláudia deixa comando da Polícia Militar nesta terça-feira

A coronel Cláudia Romualdo será substituída pelo coronel Cícero Leonardo da Cunha, que virá da cidade de Unaí, na região Noroeste do Estado

Por Natália Oliveira
Publicado em 30 de janeiro de 2015 | 15:14
 
 
Coronel Cícero Leonardo da Cunha será o novo comandante do policiamento na capital Cb PM Adelton / Divulgacao

O Policiamento da Capital terá um novo comando a partir da próxima terça-feira (3). A Coronel Cláudia Romualdo será substituída pelo coronel Cícero Leonardo da Cunha, que virá da cidade de Unaí, na região Noroeste do Estado. 

A solenidade para a passagem do comando será na 1ª Região da Polícia Militar às 17 horas, no Pátio do Primeiro Batalhão, na Praça Floriano Peixoto, bairro Santa Efigênia, região Leste de Belo Horizonte, também na próxima terça-feira e será presidida pelo comandante geral da polícia, Marco Antônio Badaró Bianchini.

De acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Militar, haverá troca em cerca de 90% dos comandos da polícia. A coronel Cláudia vai assumir a assessoria institucional da polícia. O coronel Cícero da Cunha terá sob sua responsabilidade de comando as unidades operacionais: 1º, 5º, 13º, 16º, 22º, 34º, 41º e 49º Batalhões de Polícia Militar, além do Batalhão de Polícia de Trânsito.

A coronel Cláudia foi a primeira mulher a assumir o Comando do Policiamento da Capital (CPC) em 236 anos da Polícia Militar, no ano de 2013. Antes de assumir o cargo ela era comandante da 3ª Região Militar em Vespasiano, na região metropolitana da capital. No comando da 3ª Região ela cuidou do policiamento de 22 cidades da região metropolitana.

A coronel é formada em direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e está na polícia há 27 anos. Atuou na área operacional do 13º Batalhão da capital e 23º Batalhão de Divinópolis e no Batalhão de Missões Especiais, hoje chamado de Batalhão Rotam.

Perfil

O coronel Cícero Leonardo da Cunha é natural de Bom Despacho, na região Centro-Oeste de Belo Horizonte. Durante a Copa das Confederações ele foi comandante do Batalhão de Choque da Polícia Militar como tenente coronel, na sequência ele foi comandar o 13º Batalhão da Polícia Militar em Betim, na região metropolitana da capital. Quando foi promovido a coronel, ele passou para o comando da 16ª Região da Polícia Militar em Unaí, na região Noroeste de Minas.

Além do comando da capital, haverá troca também em outras regiões que serão anunciadas na próxima terça-feira.

Veja algumas delas:

34° Batalhão
Do coronel Wanderley Wilson Amaro
Para o tenente-coronel Marcelo Martins de Resende

Batalhão de Trânsito
Do coronel Edvaldo Piccinini Teixeira Júnior
Para o tenente-coronel Cássio Eduardo Soares Fernandes

13° Batalhão
Do Tenente-coronel Alexandre Costa Pinto
Para o tenente-coronel Eduardo Domingues Barbo

5° Batalhão
Do tenente-coronel Ronilson Edelvan de Sales Caldeira
Para o tenente-coronel Antoniézio Alves de Sousa

16° Batalhão
Do tenente-coronel Flávio Henrique Naziazeno
Para o tenente-coronel Cláudio Vítor Rodrigues Rocha

1° Batalhão
Do tenente-coronel Gedir Christian Rocha
Para o tenente-coronel Vítor Augusto Araújo