Nota 2 no CPC

Curso de medicina da UFSJ é reprovado em avaliação do MEC

Lista com as notas de universidades de todo o país foi divulgada nesta quinta-feira, no Diário Oficial da União; UFSJ afirmou que conceito não reflete a realidade do curso

Qui, 18/12/14 - 18h14

O curso de medicina da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) foi reprovado no Conceito Preliminar de Curso (CPC), indicador de qualidade das graduações em todo o país, que leva em conta itens como desempenho de estudantes, infraestrutura e instalações, recursos didático-pedagógicos e corpo docente. A UFSJ é a única universidade federal mineira que recebeu conceito 2 na avaliação do Ministério da Educação (MEC), considerado insatisfatório.

A lista com as notas foi divulgada nesta quinta-feira (18), no Diário Oficial da União (DOU). Outras três universidades mineiras, particulares, também tiveram seus cursos de medicina reprovados. As graduações que recebem as notas 1 e 2 são automaticamente incluídas no cronograma de visitas dos avaliadores do Inep.

Sobre o conceito recebido na avaliação, a UFSJ afirmou, em nota, que "o número não expressa a realidade do curso". No comunicado, a universidade explica que o Índice de Diferença de Desempenho (IDD), que mede a diferença entre o desempenho esperado dos estudantes, a partir da nota do Enem, e o desempenho dos alunos do curso no Enade, foi o item que contribuiu mais diretamente para o resultado final. "Nos cursos de elevada demanda, com elevada nota de corte, como o de Medicina, a experiência mostra que o IDD é desfavorável", diz a nota.

Também no comunicado, a UFSJ lembrou que em outubro de 2013, uma comissão de avaliadores do Inep esteve no Campus Centro-Oeste Dona Lindu, onde o curso de medicina é oferecido, e "reconheceu a excelência das condições de oferta do curso, atribuindo a ele o conceito 4, um ponto abaixo da nota máxima".

A nota informa, ainda, que os egressos do curso de medicina da UFSJ receberam conceito 3 na avaliação e encerra dizendo que a universidade aguarda a visita dos avaliadores do Inep, "certa de que o conceito por eles considerado próprio do curso [em 2013] refletirá as excelentes condições físicas de oferta, a qualificação e a dedicação do corpo docente".

No Índice Geral de Cursos (IGC), que tem o CPC com um dos quesitos de avaliação, além de notas de mestrado e doutorado, a UFSJ teve nota 4.

UFMG e UFV tiveram nota máxima no IGC

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV) receberam nota máxima – 5 – no Índice Geral de Cursos (IGC), segundo indicadores de qualidade da educação superior em 2013.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.