Nesta quarta-feira

Defeito em sete ambulâncias desfalca plantão do Samu em BH

Segundo o Sindibel, 13 chamadas ficaram sem atendimento devido à falta dos veículos que foram encaminhados para a manutenção; Secretaria Municipal de Saúde nega

Por Bruna Carmona
Publicado em 01 de outubro de 2014 | 19:19
 
 
Sete ambulâncias apresentaram defeito e foram encaminhadas para a manutenção PEDRO VILELA/OTEMPO

O plantão do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Belo Horizonte começou esta quarta-feira (1º) com sete ambulâncias a menos. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), excepcionalmente, os veículos apresentaram defeitos que vão desde fechamento da porta até pane elétrica e foram enviadas para a manutenção. Ainda segundo a SMSA, as ambulâncias foram reincorporadas à frota ou substituídas por veículos reservas ao longo do dia.

Atualmente, o Samu de Belo Horizonte tem 27 veículos em sua frota, sendo 21 Unidades de Suporte Básico (USB) e seis Unidades de Suporte Avançado (USA). Segundo a Secretaria de Saúde, todos os veículos que apresentaram defeito eram Unidades de Suporte Básico.

Apesar de a SMSA ter garantido que o problema foi pontual, o Sindicato dos Servidores Públicos de Belo Horizonte (Sindibel) afirmou que a situação é recorrente em um comunicado enviado à imprensa esta tarde. Segundo o Sindibel, o atendimento chegou a ter 13 chamadas pendentes devido à falta de veículos, mas a secretaria de saúde negou a informação. “A SMSA afirma que todas as chamadas foram atendidas. Ao todo, desde a última meia noite foram feitos 190 atendimentos com o uso de ambulâncias”, informou a SMSA em nota.

Ainda segundo a secretaria, o Samu trabalha com classificação de risco e, para não prejudicar a população, durante o período em que as ambulâncias estiveram em manutenção, foram priorizados os casos mais graves.

Providências

No comunicado enviado à imprensa, o Sindibel informou que encaminhou ofício à Secretaria Municipal de Saúde expondo a situação e exigindo ações imediatas para que a população não seja prejudicada e também para que os profissionais do serviço não sejam sobrecarregados pela escassez de ambulâncias e gestão ineficiente das equipes denunciada ao Sindicato pelos trabalhadores do SAMU-BH

A SMSA informou, em nota, que o bom funcionamento das ambulâncias é checado diariamente e que, caso haja algum problemas, elas são retiradas de circulação para garantir a segurança da população. A secretaria afirmou, ainda, que vai negociar com a empresa responsável pela gestão das ambulâncias e que é responsável pela manutenção, abastecimento, contratação de motorista e higienização dos veículos, a ampliação do número de unidades reservas.