Contra furtos

Denatran começa testes em rastreador

Ter, 23/07/13 - 03h00

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) começou a fazer os testes com o Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos (Siniav) para rastreamento e bloqueio de veículos no país. Com o equipamento, que será obrigatório em todos os veículos novos a partir de janeiro de 2014, será possível a leitura de informações como placa, ano e modelo do veículo por meio de antenas espalhadas em estradas, facilitando a localização de automóveis roubados.

A proposta começou a ser planejada em 2007. Em dezembro do ano passado, o Denatran disponibilizou a estrutura para os testes – a ideia era que, em janeiro deste ano, os veículos novos já saíssem de fábrica com o sistema. No entanto, segundo o Denatran, os fabricantes não realizaram os testes, impossibilitando a obrigatoriedade da ferramenta. Por isso, o prazo de testes foi prorrogado para 31 de dezembro.

No ano que vem, a instalação do sistema será obrigatória. No entanto, a ativação da ferramenta de rastreamento dependerá do dono do carro.(IL) 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.