Exposição

Dia de celebrar a coragem e a força dos super-heróis

Idealizadora do projeto conta que se inspirou em uma ideia parecida, divulgada nas redes sociais

Por Mariana Nogueira
Publicado em 23 de outubro de 2017 | 21:32
 
 
Os dois super-homens, Davi (à esq.) e Arthur (à direita), e seus amigos Foto: Alex de Jesus

Quem vê Arthur, 4, e Davi, 3, correndo pelos corredores do setor oncológico do Hospital das Clínicas não imagina que, por trás de toda a agitação, há dois difíceis diagnósticos de câncer. Após meses de tratamento, as roupas de super-heróis, usadas pelos meninos nesta segunda-feira (23) em uma ação do hospital, definem bem os pequenos. Com palavras como “eu estou aqui para proteger”, Arthur e Davi participaram de uma sessão de fotos com mais 17 crianças em tratamento em um projeto que reuniu médicos, cabeleireiros, maquiadores, fotógrafos e estilistas.

Idealizadora do projeto, a professora e oncologista pediátrica do hospital Carla Emília de Sá Rodrigues, conta que se inspirou em uma ideia parecida, divulgada nas redes sociais. Ela buscou apoio de um primo que mora nos Estados Unidos e conseguiu padrinhos brasileiros e norte-americanos.

A campanha cresceu e, além das fantasias compradas pelos padrinhos, Carla conseguiu reunir uma equipe de grandes profissionais. Além das fotos, os parceiros cuidaram da customização das roupas, fizeram maquiagem e arrumaram os cabelos tanto das crianças quanto de suas mães. Agora, eles se preparam para lançar o resultado das fotos em uma exposição no museu Inimá de Paula, no centro da capital, a partir de 21 de novembro. Após um mês de mostra, as crianças serão presenteadas com as fotos.

“Trabalhando com crianças com diagnóstico oncológico, testemunhamos os efeitos do tratamento, da doença. Isso tem um impacto na vida diária, no lúdico delas”, explicou a médica.

Arthur Rocha Brito se divertiu. “Eu sou o super-herói que vai derrotar as células más. Eu vou proteger as pessoas agora”, prometeu.