Posicionamento

Dilma diz que Moro deveria ter se desculpado por 'mentiras sobre Lula'

Ex-presidente se manifestou no Twitter após pronunciamento de despedida de ex-ministro da Justiça

Por Daniele Franco
Publicado em 24 de abril de 2020 | 18:01
 
 
Dilma Rousseff é candidata em Minas ao Senado pelo PT

Em uma publicação em sua conta no Twitter, a ex-presidente Dilma Rousseff se posicionou sobre a saída de Sergio Moro do Ministério da Justiça e Segurança Pública, anunciada nesta sexta-feira (24).

"Se o sr. Moro tivesse 10% da sinceridade que tentou transmitir na entrevista-delação contra Bolsonaro, seu ex-chefe, teria aproveitado e pedido desculpas ao povo brasileiro por todas as mentiras que contou sobre Lula", disse. 

Moro ganhou notoriedade como juiz federal ao julgar processos da Operação Lava-jato, entre eles os que tinham o ex-presidente Lula como réu.

O ex-juiz anunciou sua saída do Ministério da Justiça no fim da manhã de sexta e apontou uma série de atitudes do presidente que divergiam do que ele se propôs a fazer no cargo. Entre elas, Moro citou tentativas de Bolsonaro de interferir na Polícia Federal.

Segundo ele, o presidente queria uma autoridade dentro da PF com quem pudesse ter interlocução direta e acesso a informações sobre investigações. "Percebendo que essa interferência política pode levar a relações impróprias entre o comando da PF e o presidente, eu não posso concordar", afirmou.

O estopim para a crise na relação entre Bolsonaro e Moro foi a exoneração de Maurício Valeixo. O ex-ministro afirmou em pronunciamento nesta sexta-feira que ficou sabendo da exoneração por meio do Diário Oficial da União, onde foi publicada a ordem. A assinatura eletrônica de Moro, no entanto, estava no documento.