FISCALIZAÇÃO NO TRÂNSITO

Em BH, 18 novos radares entram em operação nesta segunda-feira

São três equipamentos de fiscalização de excesso de velocidade e 15 detectores de avanço de semáforo, de acordo com a BHTrans

Por DA REDAÇÃO
Publicado em 16 de maio de 2016 | 13:02
 
 
A partir desta segunda-feira (16), 18 novos radares começam a funcionar nas ruas da capital mineira GUSTAVO ANDRADE/O TEMPO

Em BH, 18 novos radares já funcionam desde o início da manhã desta segunda-feira. São três equipamentos de fiscalização de excesso de velocidade e 15 detectores de avanço de semáforo.

Os radares estão espalhados em pontos como nas avenidas Afonso Pena, Francisco Sales, Teresa Cristina e Dom Pedro I. No caso da avenida dos Andradas esquina com rua dos Caetés, dois radares de avanço de semáforo foram instalados no mesmo ponto. De acordo com a BHTrans, isso acontece devido a extensão da via, que tem cinco faixas, assim, um dos equipamentos monitora duas e outro fica com as três restantes. A mesma explicação serve para a avenida do Contorno esquina com o Viaduto J.Oswaldo Faria. No ponto entre a avenida Afonso Pena esquina com avenida Carandaí, também foram implantados dois equipamentos, um para monitorar os motoristas que seguem para a região Hospitalar e outro para os que vão no sentido do bairro Floresta.

Segundo a BHTrans, os locais para instalação dos equipamentos foram escolhidos levando em conta o número de acidentes com vitimas, fatores técnicos e o potencial risco de novos acidentes. Ainda de acordo com o órgão, faixas de pano serão usadas para informar os motoristas sobre o início da operação dos radares, além de placas de velocidade máxima permitida conjugadas com placas indicativas de “Fiscalização Eletrônica".

Para o consultor em trânsito Ozias Batista, a fiscalização e a punição, seja eletrônica ou por meio de agentes, são fundamentais para que os motoristas respeitem as regras e, com isso, contribuam para a segurança e fluidez do tráfego. “O certo seria a pessoa obedecer a sinalização. Como isso não acontece, a punição por meio de multa se faz necessária. O objetivo da fiscalização é não deixar o sistema parar”, afirma. Ozias acrescenta ainda que “a sociedade fica com a impressão que mais aparelhos de fiscalização eletrônica representam maior registro de multas, mas isso não é verdade. Quanto mais a população se acostuma com o radar e sua localização, menos infrações são registradas e, consequentemente, teremos motoristas mais conscientes e trânsito mais seguro”.

Hoje, com a implantação dos novos equipamentos, Belo Horizonte acumula um total de 180 detectores de avanço de semáforo e 108 de excesso de velocidade. Os novos equipamentos para fiscalização de avanço de semáforo foram homologados no Diário Oficial do Município (DOM) pela da Portaria SMSU 003/2016. Já a instalação dos radares de fiscalização de excesso de velocidade ou “Controlador Fixo de Velocidade” ocorre em função do contrato da Concorrência Pública 04/2013, homologada em 10/2014.

Veja quais são os locais onde os radares de fiscalização de avanço de semáforo foram colocados:

FOTO: BHTrans/Divulgação
Pontos de instalação dos radares de fiscalização de avanço de semáforo


Veja quais são os locais onde os radares de fiscalização de excesso de velocidade foram colocados:


- Avenida Teresa Cristina nº 6993 - Sentido: Bairro / Centro
- Avenida Dom Pedro I, oposto a nº 3038 - Sentido: Bairro / Centro
- Avenida Dom Pedro I, nº 3880 - Sentido: Centro / Bairro
 

Atualização 16h48