Coronavírus

Em BH, táxis são autorizados a colocar divisória entre motorista e passageiro

Portaria com a permissão foi publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial

Sex, 15/05/20 - 09h47

Ouça a notícia

A partir desta sexta-feira (15), taxistas de Belo Horizonte podem colocar uma divisória nos veículos entre a parte dianteira e traseira dos assentos dos veículos. A permissão, em caráter excepcional e temporário, foi publicada em uma portaria no Diário Oficial do município. 

A medida tomada pela BHTrans levou em consideração, entre outros fatores, a "segurança para o exercício das atividades dos motoristas de táxi". A proteção já era usada por algumas empresas de aplicativos de transporte.

O acessório visa minimizar o contato entre motorista e passageiro contribuindo para evitar as contaminações pelo coronavírus, sem afetar as características originais dos veículos. Para isso, a BHTrans determinou alguns requisitos para  instalação do anteparo, como ser de material transparente e incolor e que permita a higienização durante a operação diária; que não limite os ajustes dos bancos dianteiros; isole completamente os espaços entre os assentos dianteiros e traseiros, sendo permitida apenas uma abertura, tipo “abre e fecha”. Essa abertura , utilizada para o pagamento da corrida, deve ser posicionada preferencialmente entre os bancos dianteiros na altura do encosto de cabeça.

A portaria estabelece que a BHTrans pode definir pela retirada de equipamento que não atenda aos requisitos, além da determinação da suspensão da medida considerando as orientações das autoridades de saúde e segurança pública, ou afins.

A reportagem tentou contato com o Sindicato dos Taxistas e Motoristas Autônomos de Minas Gerais (Sincavir-MG), mas não obteve resposta. 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.