COM SISTEMA CASEIRO

Em janeiro, bombeiro conseguiu captar 6.600 litros de água da chuva

Veja o vídeo em que ele mostra como criou um sistema de captação de água da chuva para economizar em casa

Qua, 04/02/15 - 15h29

Com a crise hídrica e a determinação de que a população deve economizar água, mesmo o consumo doméstico por habitante girando em torno de apenas 159 litros de água por dia, muitas pessoas têm tomado medidas individuais na tentativa de economizar.

No dia 30 de janeiro, a reportagem mostrou como montar um sistema barato de captação de chuva em casa, conforme você pode ver clicando aqui.

Já nesta quarta-feira (4), O TEMPO mostra como um morador de Contagem colocou o sistema em prática e conseguiu captar 6.600 litros de água apenas com as poucas chuvas que caíram no último mês em Belo Horizonte e região metropolitana.

O bombeiro civil Pedro Cruz, de 27 anos, morador do bairro Água Branca, conta que começou a trabalhar no sistema em novembro passado. “Eu vi que já estava faltando água na casa dos outros e percebi que 40% da água que a gente gasta é pra lavar terreiros, por exemplo. Desde o início deste ano, com a implantação deste sistema, eu já notei que houve uma diminuição na conta de água de cerca de R$ 80”, conta.

Pedro decidiu integrar o sistema de captação de água de chuva a uma piscina de plástico que tinha em casa para aumentar o volume da água que poderia reter. Com alguns filtros simples, ele conseguiu tornar a água da chuva praticamente cristalina, como mostra no vídeo abaixo:

Pedro também criou um sistema para reaproveitar a água utilizada na máquina de lavar. Com ele, os cerca de 400 litros de água utilizados em duas lavagens de roupas, são reaproveitados de forma sustentável e econômica. Acompanhe no portal O TEMPO o vídeo em que ele ensina também como criou este sistema, que irá ao ar nesta sexta-feira (6). 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.