Possibilidade de greve

Enfermeiros cobram piso salarial e anunciam paralisação na próxima terça-feira

Conforme o Sindicato dos Enfermeiros de Minas Gerais, a paralisação possui indicativo de greve, com possibilidade de duração até 10 de março

Por Rayllan Oliveira
Publicado em 08 de fevereiro de 2023 | 06:26
 
 
Novo piso da enfermagem foi aprovado pela Câmara de BH Foto: Carl de Souza / AFP

O Sindicato dos Enfermeiros de Minas Gerais (Seemg) anunciou que os profissionais da categoria irão paralisar as atividades na próxima terça-feira (14). A decisão faz parte de um movimento nacional que reivindica a efetivação do piso salarial. O movimento é coordenado pela Federação Nacional dos Enfermeiros. 

Conforme decidido em reunião realizada nesta terça-feira (7), a paralisação possui indicativo de greve, com possibilidade de estender até o dia 10 de março. "Somos a base de sustentação do Sistema Único de Saúde (SUS), estamos em toda a rede hospitalar pública e privada, somos nós que estivemos e estamos na linha de frente de atendimento aos pacientes infectados pela Covid-19, dia e noite trabalhando em hospitais, em meio à insalubridade da profissão, e ainda não temos um piso salarial respeitado e justo. Por isso essa luta, que é nossa, mas também da sociedade", explica Anderson Rodrigues, presidente do SEEMG.

A categoria questiona a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que suspendeu, em 4 de setembro de 2022, a Lei 14.434/22, que garantia o pagamento do piso salarial.  Segundo o Sindicato, caso a Lei não tivesse sido suspensa, a média salarial que atualmente é de cerca de R$ 3 mil passaria para R$ 4.750.