Barbacena

Epcar apura vídeo em que alunos aparecem aglomerados e lutando boxe

Imagens ganharam repercussão nas redes sociais e mostram um enorme grupo de alunos da escola assistindo a uma luta de boxe entre dois estudantes

Ter, 28/07/20 - 14h49
Pelo menos 23 alunos aquartelados na Epcar, em Barbacena, já testaram positivo para coronavírus | Foto: Divulgação

Apenas duas semanas após o retorno às aulas na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar) em Barbacena no Campo das Vertentes, estudantes matriculados mergulharam a instituição em uma grande polêmica. Uma live feita em um perfil do Instagram mostra alunos da escola aglomerados em um dos espaços da instituição. As imagens circularam nas redes sociais e nelas os estudantes aparecem lutando boxe.

O desrespeito às práticas de isolamento social é principalmente preocupante uma vez que o retorno às aulas precisou ser autorizado por uma juíza da Vara Federal Cível e Criminal de São João Del-Rei já que no mês de maio a Força Aérea Brasileira (FAB) liberou os estudantes para férias escolares de três semanas depois que 195 dos 507 alunos testaram positivo para a Covid-19.

Através de nota encaminhada à reportagem nesta terça-feira (28), o Comando da Aeronáutica não negou que os envolvidos nas imagens sejam alunos da instituição e declarou que um processo administrativo foi aberto para apurar as circunstâncias dos vídeos compartilhados na internet.

Segundo a FAB, os alunos são estimulados a cumprir o protocolo de saúde. “Cabe ressaltar que todos os alunos são orientados constantemente sobre o protocolo de saúde de combate ao novo coronavírus em vigor na instituição”, garantiu.

De acordo com a Epcar, medidas de segurança foram adotadas antes do retorno dos estudantes. Entre as listadas pela unidade está a determinação de que os alunos caminhem sempre em fila indiana mantendo uma distância mínima de dois metros e a restrição máxima de três alunos por mesa no refeitório.

Nota publicada no site da Aeronáutica indica ainda que uma empresa foi contratada para fazer uma limpeza de tipo hospitalar quatro vezes por dia nos dormitórios onde há alunos em isolamento.

As aulas foram suspensas em 25 de maio após uma recomendação do Ministério Público Federal (MPF) com relação à elevada quantidade de alunos infectados. O surto de coronavírus entre estudantes da Epcar foi trazido à baila depois que pais de alunos aquartelados denunciaram a situação para o Conselho Tutelar de Barbacena.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.