Educação

Estudantes se preparam para o Enem com simulado 

Prova, que será realizada em novembro, terá mais de 948 mil candidatos em Minas Gerais

Por Leticia Fontes
Publicado em 25 de setembro de 2016 | 03:00
 
 
Além da escola e do cursinho, Ana Luiza de Deus estuda três horas por dia Foto: MARIELA GUIMARAES

A menos de dois meses do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado nos dias 5 e 6 de novembro, diversos alunos em todo Estado aproveitam os últimos momentos para intensificar os estudos e preparar o emocional para o teste através de simulados. Em Minas Gerais, mais de 948 mil candidatos irão disputar neste ano uma vaga em universidades federais por meio da prova, número 9,66% maior que o registrado no ano passado.

Testando não só o conhecimento, mas se preparando também para situações reais do exame como o tempo e o nervosismo, a estudante Ana Luiza de Deus, 17, acredita que o primeiro passo para sair na frente dos concorrentes é conhecer a prova. “Acho muito importante resolver questões anteriores para se ter uma noção do que o exame vem cobrando a cada ano”, disse a aluna, que ontem prestou um simulado promovido pelo Colégio Batista, no bairro Floresta, na região Leste da capital. Ela está no último ano do ensino médio e dedica três horas por dia de estudo, além da escola e de um cursinho preparatório.

Responsável pelo simulado, com provas aplicadas ontem e hoje, a coordenadora do Enem Institucional do Colégio Batista, Júnia Marcossi, acredita que testes deste tipo fazem toda diferença. “Preparar simulados aumenta a confiança dos estudantes. O Enem não é um teste só de conhecimento, é muito mais psicológico e envolve muito preparo também”, explicou.

Última chance. O quarto e último simulado do Enem, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), estará disponível no dia 8 de outubro. O conjunto de 80 questões terá o mesmo formato do exame nacional e terá duração máxima de quatro horas, podendo ser preenchido em qualquer horário. O teste poderá ser encontrado no portal Hora do Enem ou diretamente pelo site www.geekiegames.com.br