SUL DE MINAS

Ex-prefeito e ex-vice de Três Corações deixam penitenciária

Corrupção ocasionou prejuízo de R$ 30 milhões; outros envolvidos já tinham deixado o presídio

Seg, 23/12/13 - 19h12

O ex-prefeito de Três Corações, Fausto Ximenes, deixou nesse domingo (22) a penitenciária da cidade do Sul de Minas. No último sábado (21), o ex-vice Sergio Auad também ganhou a liberdade.

De acordo com a assessoria da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), Ximenes deixou a cadeia por volta de 12h30.

Na sexta-feira (20), o ex-secretário Alexsandro Henrique de Souza, a presidente da comissão de licitação, Lucimara Dias Rezende Alves, a ex-chefe de gabinete da Secretaria de Governo Aparecida das Graças Salviano das Dores, a chefe do setor de licitação, Sálua Neder Borges, e um dos empresários detidos na operação também tinha sido liberados.

Relembre

Uma rede de corrupção e desvio de verbas públicas foi desarticulada pela Polícia Federal (PF), em Três Corações, no Sul de Minas. Segundo informações da PF,  37 mandados de prisão temporária, 20 de condução coercitiva e 75 de busca e apreensão foram expedidos.

As decisões foram cumpridos em Três Corações, Lavras, Varginha, Brasília e Belo Horizonte pela Operação Metástase.

Durante quase um ano, os agentes investigaram  irregularidades nas prestações de serviços públicos no município, entre os anos de 2009 e 2012.  De acordo com a corporação, foram analisados 100 contratos, o que totalizou  R$30 milhões de prejuízo aos cofres públicos.

As inadequações estão distribuídas em 12 áreas diferentes, como: limpeza urbana, transporte público e construções diversas.

Dentre as irregularidades descobertas está a reforma da “Casa Pelé”, a promoção do “Três Corações Rodeio Show”, a compra de medicamentos com sobrepreço e fraudes em licitações para aquisição de merenda escolar.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.