Arraial

Fim de semana com festas juninas em Belo Horizonte

Sáb, 04/07/15 - 08h36

A festança está pra lá de boa e vai continuar. Depois das festas nas regiões Oeste, Noroeste e Barreiro no último final semana, o Arraial de Belô nas regionais chega neste sábado  (4), às regiões Leste, Pampulha e Venda Nova. Antes disso, a Via 240 será palco do Concurso Municipal de Quadrilhas Juninas – Grupo de Acesso, no qual 18 grupos de se apresentam até domingo (5), também como parte da programação do Arraial de Belô. Música sertaneja, comidas típicas, danças e brincadeiras de São João vão tomar conta de Belo Horizonte.

Considerada uma das maiores festas juninas do Brasil, o Arraial de Belô faz parte do calendário oficial de Belo Horizonte. O evento contempla manifestações culturais que resgatam o costume das festas juninas mineiras, reafirmando a importância das tradições populares brasileiras. Mais de 30 grupos de quadrilha participam do Concurso Municipal.

Os eventos acontecem em todas as regiões, na Via 240, com apresentação do Grupo de Acesso e a grande festa na Praça da Estação, entre os dias 10 e 12 deste mês, onde, além das apresentações das quadrilhas do Grupo Especial, o público pode apreciar a gastronomia típica da festa, servida em barracas e curtir a programação musical. O Arraial de Belô é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur.

Reunião na Pampulha

Para garantir uma festa organizada que atenda as expectativas do público, a Regional Pampulha realizou uma reunião com todos os parceiros para discutir as ações necessárias para o Arraial de Belô na região. Compareceram representantes das gerências de Políticas Sociais, Limpeza Urbana, Manutenção, Vigilância Sanitária, Licenciamento, Fiscalização e Comunicação, além de representantes dos diversos órgãos envolvidos na realização do evento como BHTrans, BPTran, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.

O gerente regional de Promoções de Eventos Esportivos, de Recreação, Lazer e Feiras, Cláudio Augusto de Souza, apresentou a estrutura do evento, formada por 24 barracas de alimentação selecionadas por sorteio, posto médico, palco, banheiros químicos, 3 tendas e ambulância. Além destes, haverá a presença de comissários da Vara da Infância e da Juventude.

Programação

• Sábado, dia 4, a partir das 17h

Apresentação das quadrilhas Grêmio Recreativo Escola de Tradições Juninas Nossa Junina, Grupo Cultural de Quadrilha Casa do Chapéu, Grupo Cultural Arraiá do Formigueiro Quente, Grêmio Recreativo Cultural Mineiro de Quadrilha Fogo Na Perna, Núcleo Cultural de Quadrilha Trem D’Minas, Centro Cultural Arraial do Pé Vermelho e Grupo Folclórico e Cultural Arraiá do Brejo Grande, além de show de Ronaldo e Rafael.

• Domingo, dia 5, a partir das 16h

Apresentação das quadrilhas Associação Cultural e Recreativo Paixão Junina, Cia. Mineira de Dança Folclórica Arraial do Sem Nome, Grêmio Recreativo Arraiá do Sarapião, Grupo Cultural Luar do Sertão, Grupo Cultural e Social Arraiá da Águia Caipira, Grupo Folclórico Arraia do Vira Volta e Grupo Folclórico e Cultural Sangê de Minas. Show de Alan e Alex finaliza a programação.

O evento acontece na Avenida Dona Risoleta Neves - Via 240, s/n, Bairro Providência.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.