Segurança

Fiscalização ambiental recebe 20 novas viaturas

Aquisição é fruto do termo de compromisso celebrado entre o Governo de Minas, o Ministério Público de Minas Gerais e a Vale para descomissionamento de barragens a montante no Estado

Por Alice Brito
Publicado em 16 de abril de 2024 | 20:08
 
 
Aquisição é fruto do termo de compromisso celebrado entre o Governo de Minas, o Ministério Público de Minas Gerais e a Vale para descomissionamento de barragens a montante no Estado Foto: Videopress Produtora

A fiscalização ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) recebeu, nesta terça-feira (16), 20 novas viaturas para renovação e ampliação operacional da frota. A aquisição custou mais de R$ 5 milhões.

Os recursos são provenientes do Termo de Compromisso referente ao descomissionamento de barragens de mineração a montante, celebrado com a Vale, em conjunto com órgãos públicos. 

 A doação foi feita pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), e o Ministério Público de Minas de Gerais (MPMG).

A solenidade ocorreu no Parque Estadual Serra Verde, nas proximidades da Cidade Administrativa, em Belo Horizonte e contou com a presença do governador Romeu Zema, da secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) Marília Melo, do procurador-geral de Justiça do MPMG Jarbas Soares Júnior, entre outras autoridades.

Para o governador Romeu Zema os veículos serão capazes de fortalecer o combate a práticas irregulares e prejudiciais ao meio ambiente no estado. "Com essas viaturas equipadas com plotagem exclusiva da fiscalização ambiental, sirene, luzes, entre outros acessórios, será possível ofertar maior segurança no trabalho e conforto para as equipes", ressaltou Zema.

O  procurador-geral de Justiça do MPMG Jarbas Soares Júnior frisou que além do recebimento de viaturas, a Polícia Militar vai poder contar, em breve, com o auxílio de um helicóptero . "O equipamento poderá ser usado em ações militares e também para transportar órgãos", enfatizou Jarbas Soares.