Tempo

Fumaça encobre o céu de BH pelo 3º dia seguido; previsão é de chuva sábado

Meteorologista afirma que queimadas espalhadas pela cidade e região, somadas com a direção dos ventos, contribui para o fenômeno

Por Gabriel Moraes
Publicado em 18 de outubro de 2019 | 18:44
 
 
Fumaça vista do bairro Cachoeirinha, região Noroeste de Belo Horizonte Foto: Turibio Loiola/divulgação

Quarta, quinta e sexta-feira: dias difícieis dos belo-horizontinos e moradores da região metropolitana respirarem na cidade. Pelo 3º dia seguido, uma nuvem de fumaça e fuligem cobre o céu, e causa espanto nos moradores. Nesta sexta (18), a Defesa Civil da capital registrou 16% de umidade relativa do ar, nível considerado alarmante, já que o mínimo ideal é de 60%. 

Esse impressionante registro feito pelo Helicóptero da Super mostra uma Belo Horizonte cinza, coberta por fumaça. A 'nuvem' encobriu boa parte da cidade e região ao longo desta sexta (18) e ficou mais evidente ao fim da tarde. Assista:#bh #fumaça pic.twitter.com/GAoMnWqzql

— O Tempo (@otempo) October 18, 2019

Segundo a meteorologista Josélia Pegorim, do Instituto Climatempo, o fenômeno é causado pelo número de queimadas ao redor de BH. "Há vários focos de incêndio na cidade e no seu entorno, e a circulação dos ventos está levando a fumaça para dentro da cidade", disse. Veja alguns relatos: 

Impressionante o tanto que BH está coberta pela fumaça neste momento....

— José Luís Romualdo (@jluisromualdo) October 18, 2019

De tanta fumaça que tem em BH hoje, como nunca visto, a cidade pode mudar o nome para FEIO HORIZONTE.

O céu está cinza.
A Serra do Curral sumiu.
As ruas cheias de fumaça.
O cheiro é de queimado. pic.twitter.com/VnHmBvBIee

— 🇧🇷Petrovarius 🤖🎃 (@Petrovarius) October 18, 2019

Bh completamente coberta por fumaça, já estava, mas agora a fumaça está “engolindo” a cidade#belohorizonte #bh pic.twitter.com/4MEVZtlSpY

— Janaína Lisboa (@Janasemprejana) October 18, 2019

Em mais um dia de tempo seco e com várias queimadas em áreas de vegetação, BH registra névoa de fumaça. pic.twitter.com/wMXHEJvERp

— Lucas Franco (@LucasFranco_lcs) October 18, 2019

Chuva

De acordo com ela, a volta das chuvas, que devem acontecer a partir deste sábado (19), deve melhorar a situação. "A partir de amanhã, uma frente fria vai passar pelo litoral do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, e vai levar nuvens carregadas para Minas Gerais, incluindo BH. A expectativa é que comece a chover entre a tarde e a noite de sábado", afirmou.

Josélia ainda disse que as pancadas de chuva devem durar até quinta-feira da semana que vem. "As chuvas devem começar neste sábado, mas só no domingo e na segunda-feira é que elas devem ficar maiores, e devem durar até entre quarta e quinta-feira", concluiu.

A meteorologista informou que o equipamento do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no bairro Santo Agostinho, região Centro-Sul de BH, mediu que, do dia 1º ao dia 18 de setembro, choveu apenas 4,2 mm. Isso representa 4% da média histórica para o mês inteiro, que é de 105 mm.

Desde o dia 1º de janeiro até nesta sexta-feira (18), choveu na capital mineira 612,7 mm. A média para todo o ano é de 1603 mm de chuva.