Cuidado com o próximo

Grupo Sada amplia ações voluntárias e envolve colaboradores de nove Estados

Programa de Voluntariado Corporativo da empresa foi criado em 2019 e, desde então, promove uma agenda de responsabilidade social em 55 cidades

Por Bruno Mateus
Publicado em 05 de novembro de 2021 | 04:13
 
 
Uma das ações voluntárias dos colaboradores do Grupo Sada foi a revitalização da fachada do Núcleo Infantil Anna Medioli, em Betim Foto: Grupo Sada/Divulgação

Anna Luiza Martins Silva, hoje com 25 anos, passou por algumas dificuldades na infância, e a família recebeu cestas básicas para minimizar os percalços enfrentados pelo caminho. Aquela fase foi superada, os pais conseguiram empregos, mas ela nunca mais esqueceu o gesto solidário que colocou comida na mesa de sua casa. Anos mais tarde, Anna, moradora de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, começou a praticar esportes por meio de um programa voluntário.

A semente estava sendo plantada sem que ela tivesse consciência. Colaboradora do Grupo Sada há oito anos, Anna, quando soube que a empresa havia lançado, em 2019, o Programa de Voluntariado Corporativo, não titubeou em fazer parte dele. 

“Desde nova estou inserida nesse meio, e dar amor é receber amor. Meu sentimento é de gratidão. O importante do voluntariado é você fazer pelo outro como se fosse para você e sem querer nada em troca”, comenta a assistente administrativa de almoxarifado da matriz do Grupo Sada, em Betim, onde também trabalham o pai, o cunhado e a companheira de Anna, que criou, em 2017, um projeto que oferece aulas gratuitas de judô para quase 60 crianças.

Com a pandemia, a iniciativa foi paralisada, mas ela já planeja retomar as atividades assim que as condições sanitárias permitirem. “Poder ajudar o próximo me traz uma sensação muito bonita, não tem como nem explicar”, ela afirma. 

Anna Luiza Martins Silva faz parte da equipe de 84 Embaixadores do Bem do Grupo Sada. O programa de voluntariado da empresa foi lançado há dois anos e promove ações em oito Estados além de Minas Gerais. Em 2020, já na pandemia, foram beneficiadas 65 instituições e 10 mil pessoas de 20 cidades, que receberam mais de 20 mil itens doados.

Ao todo, as atividades compreenderam 850 horas de trabalho voluntário em projetos que envolvem o Dia das Crianças, o Natal Solidário, o Dia V (Dia do Voluntariado), campanhas de doações de agasalho, alimentos, máscaras, álcool em gel e camas hospitalares. Destaque também para o Lacre do Bem, programa nacional que arrecada lacres para a confecção de cadeiras de rodas, e o Fios que Dão Vida, cuja proposta é doar cabelo para a ONG Fio de Luz, que produz perucas para pessoas em tratamento contra o câncer.  

Segundo a coordenadora de responsabilidade social corporativa do Grupo Sada, Elisa Cunha Dias, é fundamental que as empresas deem oportunidade para que os colaboradores exerçam o trabalho voluntário, tema sempre presente no grupo mesmo antes da criação de um programa específico.

“Os projetos estão transformando a vida dessas pessoas. Vemos famílias inteiras participando das ações, que impactam toda uma rede, não só quem está sendo beneficiado diretamente. Vemos como um valor muito grande dentro da empresa e passamos a conhecer ainda mais a necessidade das comunidades onde atuamos”. 

Em 2021, as ações continuam. Na campanha Prato Cheio, por exemplo, foram arrecadadas quase sete toneladas de alimentos em seis Estados, beneficiando 510 famílias e 22 instituições. Treze cidades de seis Estados receberam quase 3.000 peças de roupa. Entre agosto e setembro, para celebrar o aniversário do Programa de Voluntariado Corporativo do Grupo Sada, os Embaixadores do Bem revitalizaram as fachadas de quatro instituições em Minas, entre elas o Núcleo Infantil Anna Medioli, que atende mais de cem crianças em situação de vulnerabilidade em Betim, e doaram tintas para outras duas casas parceiras. Só na cidade da região metropolitana de BH, a agenda solidária arrecadou 160 kg de guloseimas, repassadas a sete entidades.  

Novos desafios 

Para Elisa Cunha Dias, o período da pandemia trouxe imensos desafios aos voluntários. A gestora diz que o Grupo Sada, presente em 55 cidades brasileiras, distribuídas em nove Estados, começou 2020 com muitos planos, alguns interrompidos pelo isolamento, outros readequados para a nova realidade. Com isso, captações online e doações via internet também foram implementadas, além de doações de notebooks para cidades do interior de Minas.

Elisa ressalta que o trabalho em rede na pandemia cresceu bastante, e não só no Grupo Sada: “A gente vê muitas empresas se organizando para fazer mais pela comunidade. O calor humano diminuiu, mas a gente tinha que abraçar de outra forma”.  

O coordenador de governança de suprimentos do Centro de Serviços Compartilhados da matriz do Grupo Sada, Luiz Felipe Soares Alkimim, 33, diz que o tema responsabilidade social sempre esteve presente na mentalidade da empresa. Em 2016, ele foi um dos beneficiados. “Meu filho está dentro do espectro de autismo e tinha restrição à lactose. Ele tomava um leito muito caro, e eu não tinha condições de arcar com essa despesa. Enquanto meu filho precisou, a área de responsabilidade social bancou o leite para ele”, comenta. 

Quando houve a estruturação do programa, Luiz Felipe logo se inscreveu para participar. Hoje, ele é um dos embaixadores líderes do projeto e se orgulha muito disso. O trabalho voluntário, segundo o colaborador, se reflete nas ações e na quantidade de pessoas beneficiadas, mas também na rotina de quem participa do programa. “Você desenvolve autoconfiança, liderança, trabalho em equipe, respeito às opiniões divergentes e a crença naquilo que você está executando. Percebo as pessoas muito engajadas, somos uma equipe multidisciplinar, e o clima organizacional fica mais leve”, pondera.  

Prêmio vai reconhecer atuação de empresas mineiras

O Grupo Sada é um dos integrantes do Comitê Mineiro de Voluntariado Corporativo (CMVC), criado, em 2015, pela Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana (CDM). O coletivo reúne mais de 70 empresas mineiras – ou com atuação no Estado –, entre multinacionais, nacionais e entidades de ensino. Em dezembro, acontece a primeira edição do Prêmio CMVC, que vai reconhecer e valorizar a atuação e os esforços das entidades em torno de ações voluntárias em diversos segmentos.

“O colaborador se sente representado. Para os Embaixadores do Bem, é um orgulho muito grande. Eles sabem que as ações que lançamos em Minas, Paraná, São Paulo e outros Estados estão sendo reconhecidas. É uma rede que impacta positivamente a comunidade”, afirma Elisa Cunha Dias, coordenadora de responsabilidade social corporativa do Grupo Sada.