Segurança

Guardas em ônibus tranquilizam

População aprova policiamento nas linhas do Move, mas medida ainda é desconhecida

Seg, 23/01/17 - 05h30
Presença. Vigilância dentro dos coletivos é feita em duplas ou trios; viaturas acompanham trajetos | Foto: Pedro Gontijo

Uma semana após o início da operação Viagem Segura, em que a Guarda Municipal de Belo Horizonte passou a acompanhar ônibus nas avenidas Nossa Senhora do Carmo e Antônio Carlos, os passageiros que circulam pelos dois locais já relatam um aumento na sensação de segurança – apesar de ainda terem dúvidas sobre a medida.

Na última quarta-feira (18), a reportagem de O TEMPO constatou diversas viaturas da guarda circulando pelo corredor do Move e fez quatro viagens de ônibus na avenida Antônio Carlos, entre 19h e 20h. Apenas na última delas houve a presença de três agentes da Guarda Municipal, que entraram na estação Senai do Move e desceram na estação São Francisco, pouco após o viaduto com o Anel Rodoviário. O trecho, segundo os passageiros da linha 52, é o mais crítico da viagem.

“Esse pedaço é o mais perigoso. Já desci do ônibus mais de uma vez nesse trecho, com medo de pessoas que entraram nos ônibus visivelmente mal-intencionadas”, disse a auxiliar administrativo da Corregedoria Geral de Justiça Amanda Paiva, 19. Ela comemorou a iniciativa e torce pela manutenção da vigilância. “O que queremos é que continue esse trabalho, quanto mais segurança nós tivermos, melhor”.

O também auxiliar Felipe Bittencourt, 19, contou que era a primeira vez que pegava o coletivo com a presença da Guarda. “Já sabia da medida, mas ainda não tinha visto. Achei ótimo, dá uma maior segurança, já posso olhar o celular sem medo de ser roubado”, afirmou.

Desinformação. Nem todos os passageiros, porém, estão sabendo da operação. O analista de sistemas Carlos Alexandre Gomes, 30, ainda não havia visto a presença da Guarda. Ele também questionou a eficácia da medida. “Não notei, nem estava sabendo. Mas, nesse horário, todas as linhas estão lotadas, eu acho difícil ter roubo quando tem muita gente no ônibus”, avaliou.

O recepcionista Fernando Fraga, 33, também avaliou de maneira crítica a operação, pelo menos nas linhas do Move. “As estações já têm seguranças. Se eles trabalhassem melhor, já inibiria os bandidos que entram para roubar”, afirmou.

Balanço

Divulgação. Segundo a assessoria da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Patrimonial, será divulgado nesta segunda-feira (23) um balanço com o resultado da primeira semana da operação Viagem Segura.


Relembre

Apreensão. Pelo menos um roubo já foi evitado com a operação Viagem Segura. Na última terça-feira, uma adolescente de 17 anos foi apreendida na avenida Nossa Senhora do Carmo, na altura do bairro Sion, suspeita de ter tentado assaltar um ônibus da linha 5106. A jovem portava uma faca e uma arma de brinquedo. Ela foi levada para o Centro Integrado de Atendimento.

 

Objetivo da medida é reduzir índices de criminalidade

A operação Viagem Segura foi anunciada no último dia 16. Foram distribuídos cerca de 80 agentes da Guarda Municipal em dois trechos de 4,5 km das avenidas Antônio Carlos e Nossa Senhora do Carmo. Eles iniciam o monitoramento a partir das 19h.

O objetivo é reduzir os índices de roubos a ônibus nesses locais. Para isso, os agentes acompanham viagens dentro dos coletivos e em escoltas com viaturas, além de fazer patrulhamentos a pé nos trechos selecionados. Entre janeiro de 2015 e junho do ano passado, foram registrados 358 roubos a coletivos na Antônio Carlos e 225 na Nossa Senhora do Carmo, segundo dados da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds). (JRF)

 

Roubos

FOTO: Pedro Gontijo
“Os ônibus que param em todas as estações são perigosos. Os ladrões entram, pegam os celulares e saem correndo. Espero que a medida continue.” Amanda Paiva, auxiliar administrativo

 

Avaliação

FOTO: Pedro Gontijo
“Ainda não vi a Guarda Municipal nos ônibus. Mas, nesses horários, eles normalmente estão cheios, então é mais difícil ter roubos.” Carlos Gomes, analista de sistemas

 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.