UTI Adulta

HC de Uberlândia libera 21 leitos após contaminação por superbactéria

Ala estava isolada desde o último dia 21 de julho; Segundo o hospital, os outros nove leitos foram desocupados e estão sendo desinfectados

Seg, 03/08/15 - 15h44

O Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) está retomando o seu funcionamento normal na Unidade de Terapia Intensiva para Adultos (UTI Adultos), após a interdição devido a um surto infeccioso por uma superbactéria.

Os 21 leitos, dos 30 disponíveis na ala, foram liberados, após a interdição de quase duas semanas. Em nota, divulgada nesta segunda-feira (2), o hospital informou que os outros nove foram desocupados e estão passando pelo processo de desinfecção.

A superbactéria Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase (KPC) foi detectada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Adulta no último dia 21 de julho e desde então a ala estava isolada.

Nova bactéria

Uma outra bactérica, identificada como Acinetobacter baumannii também foi detectada na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIn) na última quinta-feira (30). Com isso, os 15 leitos disponíveis foram isolados.

A direção do hospital comunicou que estão sendo tomadas todas as medidas de intervenção, recomendadas pelas Vigilâncias Epidemiológicas municipal e estadual. Mas, ainda não há prazo para a liberação desses leitos. 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.