Alphaville

Helicóptero da PM faz pouso de emergência em Itabirito

A aeronave combatia um incêndio na região e, ao se aproximar da lagoa do condomínio para coletar água, perdeu sustentação e a cauda acabou tocando na água

Qui, 01/09/16 - 21h38
Pás do rotor de cauda sofreram danos com o incidente | Foto: PMMG/DIVULGAÇÃO

Durante combate a um incêndio em uma área de preservação ambiental, na tarde dessa quarta-feira (31), um helicóptero da Polícia Militar (PM) acabou sofrendo um incidente e precisou fazer um pouso de emergência em Itabirito, na região Central do Estado. 

Conforme o Batalhão de Radiopatrulhamento Aéreo da PM (Corpaer), a aeronave Pégasus 08, um helicóptero esquilo AS350 B2, combatia chamas na Área de Proteção Ambiental Sul. O equipamento Bambi Bucket era usado para captar água na lagoa do condomínio Alpha Ville e ajudar a apagar o incêndio. 

Era por volta das 15h quando a aeronave acabou perdendo sustentação e o rotor de cauda (hélice traseira) tocou na água. O piloto agiu rapidamente e conseguiu conduzir o helicóptero até um local seguro onde fez o pouso de emergência. 

Houve dano nas pás do rotor e, por questões de segurança, o Pégasus 08 ficou no local e pouso aguardando a manutenção. No momento do incidente a tripulação era composta pelo comandante e o fiel de carga, que não sofreram nenhum ferimento. 

Ainda de acordo com o batalhão, a equipe recebeu todo o suporte. Foi feito acionamento da seguradora da PM e o comandante do Corpaer esteve no local.  Além disso, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) também foi avisado do ocorrido. 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.