Surto

Hospital de Ibirité registra superlotação para atender demanda de dengue

Hospital informa que há cerca de 80 pessoas no local para serem atendidas por três médicos clínicos

Seg, 22/04/19 - 22h34
Pessoas têm que ficar em pé porque não há cadeiras para se sentar | Foto: WhatsApp

O Hospital e Maternidade Regional de Ibirité, localizado no bairro Macaúbas, na região Metropolitana de Belo Horizonte, registra superlotação na noite desta segunda-feira (22), para atender a demanda de pessoas que alegam sintomas de dengue. Neste momento, há cerca de 80 pessoas esperando por atendimento.

Paciente que pediu para não ser identificada relatou à reportagem que, há gente chorando de dor no local e que, a todo instante, chegam ambulâncias do SAMU no hospital. “Cheguei aqui às 19h, e só agora passei pela triagem. A enfermeira disse que não estou com febre”, relatou. Entretanto, a última medição indicava temperatura de 38ºC.

Além disso, há muita gente que não conseguiu nem lugar para se sentar enquanto aguarda o atendimento. “Eu sentei no chão porque tive que dar lugar para mães com criança de colo", fala. "A direção do hospital não fala nada sobre a lotação. Só dizem que tem que esperar”, comenta.

O jornal O TEMPO entrou em contato com o hospital que confirmou a superlotação no local devido à demanda por atendimento de pessoas que relatam dengue. “Normalmente, atendemos 500 pessoas por dia. Com certeza, esse número já foi ultrapassado hoje”, disse uma funcionária da unidade de saúde.

Ela informou ainda que há três médicos clínicos realizando atendimento e que os pacientes têm esperado por mais de quatro horas para serem atendidos.

Morte por dengue

Ibirité é uma das cidades sete cidades mineiras que registrou morte por dengue. No município, uma pessoa morreu em decorrência da doença. A esse óbito somam-se outros 13 no Estado somente em 2019. 

Outras mortes foram registradas em Frutal (1), no Triângulo, em Arcos (1), no Centro-Oeste, em Betim (6), na região metropolitana, em Paracatu (1) e Unaí (2), ambas na região Noroeste, e em Uberlândia (2), no Triângulo Mineiro.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.