Na Zona da Mata Mineira

Igrejas de Juiz de Fora incluem pedidos de chuva em sua programação

Orientação da Arquidiocese é que esta segunda-feira seja dedicada ao tema; município, que sofria com estiagem há 20 dias, foi abençoado nas últimas 24 horas

Por Gustavo Lameira
Publicado em 20 de outubro de 2014 | 12:40
 
 
Pedido partiu dos fiéis, preocupados com a falta de chuva Divulgação/ Arquidiocese de Juiz de Fora

Orações pedindo chuva foram incluídas na agenda das igrejas católicas de Juiz de Fora, na Zona da Mata Mineira. Atendendo a um apelo da população, a Arquidiocese recomendou as suas 90 paróquias que as preces fossem feitas nesta segunda-feira (20). A chuva, no entanto, já abençoa a cidade há 24 horas.

Conforme a assessoria, não há uma programação especial para tratar do tema, mas, sim, a orientação para que as 43 paróquias da cidade, em sua programação habitual, dediquem orações, neste dia, clamando a Deus por misericórdia, e pedindo chuva. Além de Juiz de Fora, outras 47 paróquias de cidades vizinhas também pedem pelo mesmo motivo em missas e grupos de orações.

Defesa Civil

A resposta ao anseio da população já foi dada. De acordo com a Defesa Civil Municipal, choveu 11,7 milímetros nas últimas 24 horas em Juiz de Fora, depois de 20 dias de estiagem. Segundo a assessoria, a chuva fininha "abençoou" principalmente as regiões Norte e Central da cidade. Para a tarde desta segunda-feira ainda estão previstas pancadas de chuva. O volume esperado é o de 10 mm.

A Defesa ainda informou que um rodízio para equilibrar o abastecimento em Juiz de Fora teve início na última sexta (17). Ironicamente, o bairro São Pedro, (conforme crença popular, São Pedro seria o responsável pelo controle da chuva) junto de outros da parte alta da cidade, foi um dos mais afetados pela falta de chuva, chegando a ficar alguns dias sem água ou tendo o fornecimento interrompido por algumas horas, diariamente.