Extensão de prazo

IPVA MG 2022: Governo decide adiar pagamento do imposto para março

Também nesta quinta-feira, o governador Romeu Zema sancionou o congelamento do imposto no ano que vem

Qui, 30/12/21 - 18h28
Atraso no pagamento do IPVA 2022 gera multa de 0,3% ao dia até 30º dia, e multa de 20% após o 30º dia | Foto: Alex de Jesus – 3.2.2017

Ouça a notícia

Após sancionar nesta quinta-feira (30) o congelamento do IPVA em Minas Gerais, o governo do Estado anunciou nesta tarde que a escala de pagamento do imposto terá início somente em março. Segundo o governo, a extensão do prazo para início do pagamento do imposto “é uma forma de aliviar o bolso do contribuinte no início do ano”.

Neste caso, em março, o proprietário poderá optar por pagar a cota única, com desconto de 3%, ou a primeira parcela, quitando as parcelas seguintes em abril e maio. Além disso, permanece em vigor o desconto extra de 3% do programa "Bom Pagador", para quem pagou em dia os débitos tributários relacionados ao veículo em 2021 e 2020.

Com o congelamento do IPVA, a base da tabela de 2021 serão os valores apurados em 2020. Nesse caso, segundo o Estado, os veículos novos adquiridos em 2021 terão o imposto cobrado sobre o valor de nota fiscal da aquisição.

Ainda segundo o governo, a Secretaria de Estado de Fazenda ainda está iniciando as providências para o lançamento do imposto e os detalhes acerca do IPVA 2022, como valores e calendário, ainda não têm data para serem divulgados.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.