Em Junho

Itabira terá o maior simulado de barragens já feito em Minas Gerais

Cerca de 12 mil pessoas vão participar de atividade para salvar suas vidas em caso de rompimento de uma barragem de mineração

Qua, 15/05/19 - 16h27
Itabira tem 15 barragens de mineração da Vale

Cerca de 12 mil pessoas vão participar de um simulado de rompimento de barragem em Itabira, na região Central do Estado. Segundo a Defesa Civil Estadual, a ação é a maior do tipo em todo o Estado e vai acontecer no dia 29 de junho, às 15 horas. A cidade de aproximadamente 120 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e 15 barragens da Vale cadastradas na Agência Nacional de Mineração (ANM). 


"Os trabalhos começaram a meses atrás, com um censo, de casa em casa, para fazer um levantamento de todas as pessoas que iriam participar desse simulado", explicou Flávio Godinho, tenente-coronel da Defesa Civil Estadual. 

 

No dia do simulado, uma reunião na parte da manhã irá orientar os moradores sobre como irão acontecer os trabalhos. Nesta semana, entre a última segunda-feira e ontem, equipes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, Ministério Público, Defesa Civil Estadual, Prefeitura de Itabira e Vale se reuniram para definir os últimos detalhes do simulado. Para a próxima semana, está previsto ainda a finalização de um aplicativo para smartphone. Com um sistema de localização em tempo real, o app, segundo o tentente-coronel Godinho irá permitir que o usuário tenha sua posição e de seus familiares e amigos, em tempo real, dentro de uma possível mancha de lama. 

"O usuário tem a sua projeção e a projeção da mancha de rejeito de barragem, para se localizar e se postar em local seguro, inclusive com pontos de encontro", afirmou

Relembre

Entre os dias 25 e 26 de março foi realizado, em Barão de Cocais, na região Central de Minas, um simulado de evacuação em caso de rompimento da barragem Sul Superior da mina de Gongo Soco. Cerca de 3.600 pessoas participaram da atividade, que representa 60% da população que vive na zona secundária. Desde o dia 8 de fevereiro cerca de 430 pessoas foram evacuadas da zona de autossalvamento. 

No dia 29 de marco, mais 3.600 pessoas, da cidade de Santa Bárbara, na região metropolitana de Belo Horizonte, também participaram de um simulado de rompimento de barragem. O município, com cerca de 30 mil habitantes, foi o segundo no Estado a passar por esse tipo de atividade. 
 
Dias depois, em 31 de março, foi a vez de moradores de Nova Lima, Raposos e Itabirito, na região metropolitana de Belo Horizonte, participarem desse tipo de simulado. Na ocasião, 3.194 moradores se prepararam para salvar as vidas, em caso de rompimento de uma barragem de rejeitos. 

Comentários

Deixe seu comentário
* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso
Leia mais
LEIA MAIS
Fique atento
Fatalidade
Previsão do tempo
Cemitério da Paz
Ladainha
Resgate
Minas Gerais
Conteúdo ofensivo
Segurança pública
Arte mediúnica