CIDADE JARDIM

Jiboia aparece em painel de carro e assusta proprietários em BH

Casal dono do veículo contou a reportagem de O TEMPO que o animal deve ter entrado durante passeio em um sítio próximo a Curvelo; a jiboia passará por cuidados e será conduzida a uma fazenda da Funed

Dom, 04/01/15 - 14h20

Uma jiboia de 1,5 metro surpreendeu e assustou três ocupantes de um Ford Ka, que estava estacionado na avenida Prudente de Morais, no bairro Cidade Jardim, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, na tarde deste domingo (4). Os donos do carro acreditam que o animal tenha entrado enquanto eles estavam em um sítio no interior do estado. 

A técnica em ar condicionado Francielle Almeida da Silva Oliveira, de 23 anos, encontrou a cobra na manhã deste domingo, no porta-malas do carro. “Nós nadamos em um rio próximo a Curvelo (município da região central de Minas Gerais, a 163 quilômetros de BH) e deixamos o porta-malas aberto, foi ali que ela deve ter entrado. Ouvimos alguns barulhos no carro enquanto voltávamos a BH, mas jamais imaginamos que pudesse ser uma cobra”, conta.

“Quando já estávamos na loja, fomos buscar algumas coisas no porta-malas e a vimos. Foi um susto! Fechamos tudo e chamamos o Corpo de Bombeiros", lembra Francielle. "Quando eles chegaram ela já estava no painel dianteiro, não sei como ela conseguiu chegar lá do porta-malas trancado”.

Quando os bombeiros chegaram ao local, encontraram a cobra bastante agitada. "O animal deve ter ao menos 1 ano de idade. Apesar de estar bastante agitada, não demoramos mais que cinco minutos para resgatá-la", explicou o sargento Alisson Viana Souto, do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros.

Após ser capturada, a jiboia foi encaminhada a Fundação Ezequiel Dias (Funed). O animal apresentava ferimentos na barriga, que aparentava ter sido provocado por balas de chumbinho, mas sem gravidade. Depois de receber tratamento, ela deve ser levada para uma fazenda da fundação em Esmeraldas, na região metropolitana de Belo Horizonte.

A jiboia é uma cobra não-peçonhenta, ou seja, a picada não é venenosa. No entanto, ela tem força muscular forte o suficiente para estrangular uma pessoa e matá-la por sufocamento.

Atualizado às 16h45

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.