Imagine Cup

Jogo criado por mineiros vence competição nacional da Microsoft

O game "Sonho de Jequi" foi criado por alunos da PUC Minas e visa mostrar a realidade do Vale do Jequitinhonha, gerando consciência sobre a seca na região e ainda colhendo doações para uma instituição local

Qui, 28/04/16 - 19h52

A equipe Tower Up, formada por quatro estudantes da PUC Minas, venceu nesta quinta-feira (28) a categoria Games da Imagine Cup Brasil, concurso da Microsoft que seleciona os melhores trabalhos do país para a competição mundial que busca promover a tecnologia pelo planeta. O time criou o jogo "Sonho de Jequi",  que visa gerar uma consciência sobre a seca no Vale do Jequitinhonha e ainda colhe doações para uma instituição local.

O jogo estava entre os nove projetos de todo o país selecionados para a final brasileira da 14ª Imagine Cup, que teve início nesta quarta-feira (27) na Cidade Administrativa. Esta foi a primeira vez que a final aconteceu na capital Mineira. Durante os dois dias, os times selecionados compartilharam experiências, apresentaram seus projetos e receberam avaliações dos jurados. A premiação foi dividida em três categorias: games, inovação e cidadania.

Criado inicialmente para conscientizar a população sobre a situação do Jequitinhonha, o jogo mineiro tem como personagem principal o pequeno Jequi, um garotinho que precisa buscar o máximo de água para ajudar sua mãe. Em meio à aventura, é possível ainda fazer doações para a ONG Cáritas Diocesana de Araçuaí. Os desenvolvedores criaram uma plataforma de pagamentos Paypal que permite ainda acompanhar o destino de toda a verba arrecadada.

Assista à um vídeo que mostra a história do game: 

Carregando...

Ele integra a categoria “serious game”, que inclui vários games conhecidos que também tem o objetivo de conscientizar sobre problemas reais, como o FatWorld, Nightmare Malaria, e Stop Disasters.

Agora, os vencedores da etapa nacional irão para a sede da Microsoft, em Seattle, nos Estados Unidos, onde concorrerão à premiação mundial, que tem um prêmio de US$ 50 mil, mentoria e uma vaga em um programa de aceleração.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.