Uma festa para ficar no acervo de memórias

Jornal O TEMPO celebra seus 20 anos no evento Gastronomia na Praça

Dezoito restaurantes foram selecionados para participar do evento, que teve cerca de 18 mil pessoas neste sábado (22); shows agitaram festival

Por Luciene Câmara
Publicado em 22 de outubro de 2016 | 21:24
 
 

Vinte anos de trajetória não se contam em um dia. Mas um dia é suficiente para ficar gravado na memória. O Gastronomia na Praça teve neste sábado (22) esse papel de fazer história e também de possibilitar que outras tantas sejam contadas. Realizado na praça do Papa, em Belo Horizonte, ao lado da gigante serra do Curral, o evento é palco da celebração do aniversário de duas décadas do jornal O TEMPO e também é espaço para experiências que certamente ficarão na cabeça de muita gente, da criança que cozinhou pela primeira vez ao candidato da competição “Você é chef”, que deposita ali, no prato elaborado, a chance da sua vida: ganhar uma bolsa de estudos na faculdade.

Até o sol deu uma trégua, e o clima ficou mais agradável para quem decidiu aproveitar a folga ao ar livre. Quem estava ali trabalhando também trazia no rosto um orgulho de ter conseguido uma vaga. Dos 256 inscritos, 18 restaurantes foram selecionados. Isso explica o sorriso no rosto de Regina Silva, 39, que se lançou recentemente no ramo da gastronomia e estava no estande “Germany Meets Italy” ao lado da chef Fabrícia Arruda, 43. “É a segunda feira que participamos, mas essa é a maior, um passo gigante, uma conquista”, disse Regina.

Todos os pratos saíam impecáveis, como o do chef Ivo Brandão, que veio direto de Portugal para o Gastronomia na Praça. “Faço aqui uma combinação de Minas com a minha terra. Quer provar?”, perguntou o chef, que no meio da entrevista e da elaboração do prato, ainda posava para fotos a pedido de visitantes. E a resposta para a pergunta de Brandão só podia ser um sonoro “sim”.

A mesma rapidez e certeza teve Ramon Fidêncio, 21, estudante do segundo período de gastronomia nas Faculdades Promove, quando convidado para colaborar com o evento. Ele era um dos cerca de cem alunos que preparavam pratos, auxiliavam chefs e prestavam outros serviços ao público. “É o maior evento de que participo, uma oportunidade de contatos e de experiência”.

Presente na quarta edição do Gastronomia na Praça, a vice-presidente da Sempre Editora, responsável pelo jornal O TEMPO, Marina Medioli, elogiou a estrutura local e ressaltou a importância de fazer parte dessa grande festa da culinária, que continuará neste domingo (23), das 11h às 22h. “É um evento bacana, gratuito, que traz músicas boas e comidas boas, uma contribuição para a cidade. Para o jornal O TEMPO, que comemora 20 anos, fazer parte disso é motivo de muito orgulho”, disse Marina.

O diretor executivo da Sempre Editora, Heron Guimarães, destacou que esta é a terceira edição que o jornal apoia. “Identificamos o evento como algo que faz bem para as pessoas e para a cidade, uma forma de ocupar o espaço público”.

Organizador ressalta grande público

Cerca de 18 mil pessoas participaram do evento neste sábado, segundo o idealizador e organizador do projeto Gastronomia na Praça, Christiano Rocco. “Tivemos uma repercussão grande, uma divulgação bastante expressiva, e o público realmente compareceu em peso. Vejo esse primeiro dia de maneira muito positiva”, avaliou Rocco.

Enquanto muita gente passeia e curte as atrações culturais, como Tianastácia e a Orquestra de Câmara Sesiminas, 20 pessoas dão duro em um “reality show” que vai escolher o melhor chef. Todos são amadores e amantes da gastronomia, que se inscreveram e concorrem a uma bolsa de estudo de 90% nas Faculdades Promove, além de troféu e um figurino personalizado de chef.