Covardia

Jovem é preso por tentar estuprar a irmã em Patos de Minas

Com diversas passagens pela polícia, suspeito não poupou nem a adolescente, que foi salva pela mãe, na hora do crime

Seg, 06/02/17 - 18h47

Mesmo acostumada com os problemas trazidos pelo filho mais velho para dentro de casa, uma moradora da comunidade de Major Porto, em Patos de Minas, no Alto Paranaíba, se deparou, nesse domingo (5), com uma situação inesperada, até mesmo para ela. Ao entrar no quarto da filha mais nova, uma adolescente, de 17 anos, ela flagrou o rebento mais velho, Leandro da Silva Henrique, de 27 anos, tentando estuprar a menor. Acompanhada do namorado, a vítima denunciou o crime à Polícia Militar (PM), e o suspeito foi preso.

A delegada de mulheres da cidade, Tatiana Carvalho, explicou que o crime aconteceu no início da noite, quando o rapaz se aproveitou que a adolescente estava sozinha no quarto dela. “Segundo depoimento da irmã do conduzido, ele tentou praticar atos libidinosos com ela. Deitou sobre ela, segurou seus braços, impedindo que ela se movimentasse e só parou com tais ações com a intervenção da mãe, que empurrou o conseguiu tirá-lo de cima dela”, afirmou a delegada.

De acordo com a PM, a adolescente contou que o irmão aparentava ter usado drogas, como era de costume, e que também tinha sinais de embriaguez. “As duas saíram gritando pela rua em busca de socorro, e o namorado da vítima, que as socorreu, foi quem as orientou a chamar a corporação”, explicou o cabo Felipe Cordeiro, da PM.

Segundo o militar, quando os policiais chegaram ao imóvel, Henrique não fugiu, mas ameaçou de morte a irmã e a mãe. O pai do suspeito e da vítima não estava em casa e ainda não sabia do crime quando a corporação foi acionada.

Apesar de ser reconhecidamente violento com os familiares, essa foi a primeira vez que Henrique havia se insinuado para a irmã. “De acordo com a menina, não há relato de que ela havia sido abusada por ele nenhum outra vez. Ameaças eram constantes e agressões físicas já tinham ocorrido, mas nada de cunho sexual”, explicou o cabo da PM.

Depoimento

Aos investigadores da Polícia Civil, ele negou o crime, mas reconheceu que já havia agredido a mãe e a irmã. De acordo com a corporação, Henrique culpou a mãe e a irmã por ter sido preso, dizendo que havia sido denunciado por elas por estar sendo perseguido, e que elas nunca o trataram de forma igual.

Após ser levado para a Delegacia Regional da cidade e ser ouvido, o suspeito foi encaminhado para o presídio Sebastião Satiro. Ele responderá por tentativa de estupro e ameaça. Apesar de não ter havido conjunção carnal, a delegada explicou que o juiz pode decidir enquadrar o suspeito no crime de estupro. A adolescente passou por exame de corpo de delito, mas o resultado não foi divulgado.

Proteção. Mesmo com Leandro Henrique preso, a adolescente e a mãe fizeram um pedido conjunto de medidas protetivas à Justiça, com medo de que voltem a ser agredidas por ele.


Facadas no pai e no cunhado

Caracterizado como violento pela polícia, Henrique é temido por vizinhos e familiares. De acordo com as polícias civil e militar, ele possui passagens pelas duas corporações, por roubos, furtos e, principalmente, agressões a familiares.

Há uma semana, ele foi preso por ter dado uma faca no namorado da irmã durante uma discussão. No ano passado, ele foi detido após esfaquear o pai, que o repreendeu por ele ter chegado em casa drogado.

“É uma pessoa agressiva, que tem o agravante de ser usuários de drogas e álcool. Possui diversas passagens, flagrantes de Maria da Penha contra a genitora, crime de roubo. É uma pessoa que tem demonstrado muita periculosidade”, disse a delegada Tatiana Carvalho.

A mãe já havia denunciado o filho em duas oportunidades por agressões.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.