Batalha dos Guararapes

Lacerda diz que não sabia dos avisos sobre falhas no viaduto

Prefeito afirmou que sempre participou de reuniões sobre o cronograma de entrega das obras, mas nunca entrou em discussões referentes à qualidade dos projetos

Por Luciene Câmara
Publicado em 06 de maio de 2015 | 17:30
 
 
Duas pessoas morreram em desabamento de estrutura, em 2014 MARIELA GUIMARAES / O TEMPO

O prefeito Marcio Lacerda disse à imprensa nesta quarta-feira (6) que desconhece os avisos sobre as falhas no projeto do viaduto Batalha dos Guararapes, que desabou em julho do ano passado e matou duas pessoas. A afirmação foi feita durante o evento de abertura da III Conferência de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais.

Lacerda afirmou que sempre participou de reuniões sobre o cronograma de entrega das obras, mas nunca entrou em discussões referentes à qualidade dos projetos. Ele ressaltou que é função da Sudecap acompanhar as obras e continuarem os trabalhos sabendo dos riscos é um “absurdo total”.

Segundo o prefeito, o delegado responsável pelo caso, Hugo e Silva, deve entregar uma cópia do inquérito à administração municipal nesta quinta-feira (7), para que a Prefeitura faça uma análise da situação.

No início da semana que vem, deve ser realizada uma entrevista coletiva na qual será entregue à imprensa um dossiê com documentos que supostamente não constam na apuração da Polícia Civil.

Lacerda disse que não sabe a razão pela qual os tais documentos não foram entregues ao delegado, mas garantiu que tudo será esclarecido.

Viadutos passaram por vistoria

Questionados sobre riscos em outros viadutos da capital, Lacerda garantiu que os projetos das estruturas foram revisados por especialistas, que garantiram que não há outras estruturas em perigo.

Obras não foram aceleradas para a Copa

Em nota divulgada nesta quarta-feira, a prefeitura reafirmou que não houve aceleração nas obras do viaduto por causa da Copa do Mundo. Segundo a administração municipal, o término da construção estava previsto para o fim de agosto de 2014, isto é, após o Mundial, que terminou em julho.

“A Prefeitura reitera que em nenhum momento anunciou que o viaduto seria aberto à circulação antes da Copa”, diz o comunicado.

Atualizada às 20h12.