MLB

Líderes comunitários são presos durante protesto no centro de BH

Depois de terem ficado detidos durante o dia, manifestantes foram soltos e prometem nova reivindicação

Qua, 24/04/19 - 21h46

Três líderes comunitários do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) foram presos pela Polícia Militar no início da tarde desta quarta-feira (24) durante protesto. A manifestação ocorreu em frente à Prefeitura de BH, comandada pessoas que reivindicavam melhorias em ocupações distribuídas pela cidade. Leonardo Péricles, de 37 anos, Poliana Souza, de 31, e Maura Rodrigues, de 33, foram encaminhados para a Central de Flagrantes II da Polícia Civil, no bairro Floresta, mas já foram liberados nesta noite e prometeram continuar o protesto.

De acordo com boletim de ocorrência da Polícia Militar, as prisões ocorreram após 60 pessoas invadirem a prefeitura durante o protesto. A corporação informa que fez contato com as lideranças do local pedindo que pessoas em situação de vulnerabilidade, como crianças e cadeirantes, fossem retirados da frente do protesto. Os três, entretanto, desacataram a ordem da polícia e, por isso, foram detidos.

Leonardo, porém, contesta o boletim. Ele afirma que ele e as outras duas líderes foram presos depois de se reunirem com os militares em uma sala e se recusarem a sair da prefeitura.

Por meio de nota, a prefeitura informou que os manifestantes não informaram ao órgão sobre a manifestação. Por causa disso, saíram após a chegada da PM e da Guarda Municipal que não precisaram fazer uso da força.

Continuação

Ao ser solto, Leonardo conversou com a reportagem de O TEMPO e prometeu novo protesto. “Nós ficaremos acampados em frente à Prefeitura até conversarmos com o prefeito. Se não fizermos pressão, não teremos nada”, comentou.

Na pauta dos manifestantes, estão a implementação da rede de esgoto e de energia elétrica e instalação de calçamento nas comunidades onde tais serviços faltam. Estavam presentes na manifestação moradores de ocupações localizadas no Barreiro, como a Paulo Freire e Irmã Dorothy, e na região Oeste, como a Vila Esperança.

 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.