Nova Lima

Macacos: rompimento de barragem poderia afetar abastecimento de água em BH

Ambientalista afirma que se bacia do rio das Velhas for atingida por rejeito de mineração, BH fica sem água; moradores foram evacuados em Macacos devido ao risco de rompimento de barragem

Por Letícia Fontes
Publicado em 16 de fevereiro de 2019 | 22:56
 
 
Moradores que deixaram suas casas foram levados para centro comunitário Foto: Leo Simonini/OTempo

Segundo o ambientalista Otávio Freitas, caso a barragem B3/B4 se rompa, o abastecimento de água da capital e da região metropolitana ficará comprometido. “Pode comprometer o abastecimento de 60% de BH e de 40% da região metropolitana. Se tiver algum problema na bacia do rio das Velhas, acabou. Belo Horizonte fica sem água. A capital é abastecida pelo Paraopeba, que acabou com o caso de Brumadinho, e o Velhas”, explicou. 

"Se houver uma ruptura dessa barragem, os rejeitos vão escorrer para os rios, para os córregos, tem a tragédia ambiental, mas, sobretudo, tem a questão de um impacto no imaginário do país e do mundo. De qualquer forma, podemos imaginar que a água sempre corre para a parte mais baixa, então, vai cair num córrego e vai ser um impacto ambiental de porte. Além disso é o pânico que vai se instalar", avalia o engenheiro hidráulico, Carlos Martinez.